Perfil clínico-epidemiológico de câncer de boca em idosos
Resumo
O Câncer de boca é o oitavo tipo de câncer mais comum no mundo. Nosso objetivo foi avaliar a mortalidade por câncer de boca em idosos do estado do Rio Grande do Norte-RN e traçar o perfil destes pacientes. Realizou-se nos arquivos da LNRCC um levantamento epidemiológico dos casos decâncer de boca em pacientes maiores de 60 anos, no período de janeiro/05 a dezembro/09, um estudo observacional do tipo descritivo e retrospectivo. Foram selecionados 325 pacientes, onde 235 encontravam-se vivos com idade média de 74 anos. Destes, 181 casos eram do sexo masculino. A História familiar de câncer ocorreu em 14% dos pacientes. Tabagismo esteve presente em 72% dos casos e o tempo médio de exposição direta foi de 49,6 anos. Etilismo ocorreu em 36% dos casos, com tempo médio de exposição de 41,9 anos. A maioria dos pacientes apresentava carcinoma espinocelular medianamente diferenciado. Os sítios primários de maior prevalência foram lábio e língua. 32% dos pacientes realizaram apenas cirurgia e 24% dos pacientes realizaram cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Quanto a evolução clínica, 26% dos pacientes foram a óbito, 41% de cura/seguimento e 33% sem informação. Nossos achados corroboram com a literatura
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).