Experimentação e uso regular de drogas ilícitas por estudantes no município de Bragança, nordeste do Pará

Autores

  • Clemenes P. Araujo FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará
  • Lizabete A. Castor FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará
  • Valcirene G. Guimarães-Nunes FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará
  • Adriana M. Oliveira-Miranda FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará
  • Gláucia C. Silva-Oliveira FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará
  • Aldemir B. Oliveira-Filho FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará

Resumo

Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados ao uso de drogas ilícitas entre estudantes de escolas de ensino médio do município de Bragança, Pará, norte do Brasil. Estudo transversal de base escolar, totalizando cinco escolas públicas e 1.632 estudantes do município de Bragança. O questionário auto-aplicável foi adaptado de outros estudos epidemiológicos adequados ao grupo populacional, com rigoroso procedimento, garantindo anonimato e sigilo. A prevalência de uso de drogas ilícitas entre estudantes foi 4,37%. Diversos fatores de risco ao uso de drogas lícitas e ilícitas foram detectados, dos quais destacam-se: a ausência de participação dos pais na vida escolar dos estudantes, renda familiar superior a 3 salários mínimos, pais, amigos e familiares que usam droga ilícita e a falta de incentivo para não usar droga ilícita. Em suma, este estudo identificou que o uso regular de drogas ilícitas está associada a fatores sociais e econômicos, os quais deverão ser considerados na elaboração de medidas para controle e prevenção ao uso de drogas ilícitas no município de Bragança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clemenes P. Araujo, FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura em Ciências Naturais, Campus do Marajó - Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, Pará, Brasil.

Lizabete A. Castor, FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura em Ciências Naturais, Campus do Marajó - Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, Pará, Brasil.

Valcirene G. Guimarães-Nunes, FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura em Ciências Naturais, Campus do Marajó - Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, Pará, Brasil.

Adriana M. Oliveira-Miranda, FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará

Técnica Laboratorial da Faculdade de Ciências Naturais, Campus do Marajó - Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, Pará, Brasil. Licenciada em Ciências Naturais e Especialista em Metodologia do Ensino.

Gláucia C. Silva-Oliveira, FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Naturais, Campus do Marajó - Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, Pará, Brasil. Bióloga, Especialista em Docência Superior, Mestra e Doutora em Biologia Ambiental.

Aldemir B. Oliveira-Filho, FACIN, Campus do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Naturais, Campus do Marajó - Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, Pará, Brasil. Biomédico, Especialista em Docência Superior, Mestre e Doutor em Genética e Biologia Molecular.

Downloads

Publicado

07-08-2017

Como Citar

1.
Araujo CP, Castor LA, Guimarães-Nunes VG, Oliveira-Miranda AM, Silva-Oliveira GC, Oliveira-Filho AB. Experimentação e uso regular de drogas ilícitas por estudantes no município de Bragança, nordeste do Pará. Rev. G&S [Internet]. 7º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];1(1):1694-705. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/213

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa