Oficinas multiprofissionais:

educação em saúde para idosos de uma comunidade

Autores

  • Andreina Kharenine Serbim
  • Letícia Farias Gerlack UnB
  • Daniela de Souza Motta Marchi
  • Cristina Gaviolli
  • Marinês Cecconello
  • Letícia Bonamigo Moreira
  • Maria Cristina Werlang PUCRS

Resumo

Objetivos: Descrever o processo de elaboração de oficinas de promoção da saúde voltadas a um grupo de convivência para idosos e compartilhar a experiência de uma equipe de residentes multiprofissionais na construção de metodologias para se discutir saúde dentro de grupos. Métodos: Entre 2007 e 2009, a equipe de residentes multiprofissionais acompanhou um grupo de convivência, constituído de aproximadamente quarenta idosos. Foram observadas as principais demandas em saúde a serem trabalhadas junto ao grupo e desenvolvidas oficinas para promoção da saúde. Resultados: Os temas trabalhados nas oficinas foram osteoporose, diabetes mellitus, dislipidemia, planejando o futuro e relações de cuidado. Os residentes construíram materiais didáticos, como cartazes, folders, bolsas coloridas, cartões ilustrativos, que ilustraram os temas abordados de forma lúdica. As oficinas possibilitaram que os participantes fossem agentes ativos no processo de aprendizagem e de fazer saúde, o que pressupõe benefícios à saúde física, mental e social desse grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreina Kharenine Serbim

Enfermeira. Mestre em Enfermagem ”“ PPGENF ”“ UFRGS e especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS/PUCRS).

Letícia Farias Gerlack, UnB

Farmacêutica. Doutoranda em Ciências e Tecnologias em Saúde/UnB. Mestre em Gerontologia Biomédica/PUCRS e especialista em Assistência Farmacêutica pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS/PUCRS).

Daniela de Souza Motta Marchi

Nutricionista especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS/PUCRS). mottadany@ig.com.br

Cristina Gaviolli

Fisioterapeuta especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS/PUCRS).

Marinês Cecconello

Assistente Social especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS/PUCRS).

Letícia Bonamigo Moreira

Psicóloga especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS/PUCRS).

Maria Cristina Werlang, PUCRS

Farmacêutica. Doutora em Gerontologia Biomédica e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Serbim AK, Gerlack LF, Motta Marchi D de S, Gaviolli C, Cecconello M, Moreira LB, et al. Oficinas multiprofissionais:: educação em saúde para idosos de uma comunidade. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 18º de abril de 2024];4(1):1500-1. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/198

Edição

Seção

Relatos de Experiências