Atuação fisioterapêutica dermato funcional no pós-operatório de cirurgias plásticas

Autores

  • Julie Severo Migotto

Resumo

O Brasil é o segundo país em número de cirurgias plásticas atrás apenas dos Estados Unidos. O ato cirúrgico constitui uma agressão tecidual que mesmo bem direcionado, pode prejudicar a função tecidual cabendo ao Fisioterapeuta Dermato Funcional atuar com todos os recursos disponíveis para minimizar essas alterações sendo um forte contribuinte tanto no pré quanto no pós-operatório. Participaram deste estudo 16 Médicos Cirurgiões Plásticos aos quais foi aplicado um questionário com objetivo de identificar a incidência de cirurgias plásticas, conhecimento e reconhecimento da atuação fisioterapêutica dermato funcional no pós-operatório. Verificou-se que conforme a literatura as cirurgias para aumentar os seios lideram o ranking de cirurgias plásticas. Além disso, concluiu-se que os médicos não apenas conhecem a importância da fisioterapia dermato funcional, mas também encaminham seus pacientes para o tratamento pós-operatório valorizando os recursos fisioterapêuticos empregados e reconhecendo-os como importantes no processo de reabilitação de seus pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julie Severo Migotto

Fisioterapeuta formada em 2009 pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil campus Cachoeira do Sul) como aluna bolsista pelo PROUNI, e Pós-Graduada como Fisioterapeuta Dermato Funcional em 2011 pelo IBRATE (Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino - Curitiba) premiada como melhor aluna.Atualmente reside em Florianópolis onde atua como Fisioterapeuta Dermato Funcional desde 2009.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Migotto JS. Atuação fisioterapêutica dermato funcional no pós-operatório de cirurgias plásticas. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];4(1):1365-77. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/187

Edição

Seção

Artigos Originais