A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE TI VERDE EM UMA ORGANIZAÇÃO PARA ALCANÇAR SUSTENTABILIDADE E LUCROS

Autores

  • Antonio de Jesus Felippe de Oliveira Universidade Católica de Brasília
  • André Victor de Sousa Alves

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

Questões ambientais, dia após dia, estão entre as principais preocupações mundiais e as atividades de TI, como diversas outras, tem sua parte impactante no meio ambiente. Desta maneira, se tornam necessárias medidas para que este impacto seja mitigado ou, se possível em algum caso, eliminado. Práticas e tecnologias com aspectos ecológicos deram origem ao termo TI Verde. Com a adoção destas práticas e investimentos em tecnologias consideradas verdes, várias organizações têm conseguido benefícios, desde a redução do impacto ambiental, até vantagens financeiras e competitivas no mercado. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com integrantes de departamentos de TI de diferentes organizações, abordando questões sobre TI Verde e foi observado que parte das organizações dos entrevistados apresentam aspectos verdes, porém não em número expressivo, e os próprios participantes, embora cientes da importância da preservação ambiental, inclusive apontando esta como a principal vantagem da TI Verde, mostraram-se, de certa maneira, imaturos quanto a questões verdes. Desta forma, é possível visualizar que as práticas de TI Verde tem ótimo potencial para ajudar em questões ambientais e sustentáveis, assim como em aspectos organizacionais, porém ainda há um árduo caminho a ser percorrido quanto a conscientização das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio de Jesus Felippe de Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação. Graduado em Economia e Pós Graduado em Gestão de Serviços Bancários.

André Victor de Sousa Alves

Pós Graduado em Governança de TI na Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

1.
Oliveira A de JF de, Alves AV de S. A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE TI VERDE EM UMA ORGANIZAÇÃO PARA ALCANÇAR SUSTENTABILIDADE E LUCROS. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 20º de abril de 2024];4(3):pag. 3162-3190. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1811

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa