PERFIL DE SAÚDE DE IDOSOS EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NUM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO
Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde do idosoResumo
Objetivo: Conhecer o perfil de saúde de idosos cadastrados em Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Rondonópolis-MT. Metodologia: Estudo descritivo de caráter quantitativo desenvolvido com 298 idosos no período de março a abril de 2012, utilizando-se de entrevistas estruturadas. Resultados: Da população estudada, 80,20% dos idosos apresentavam algum problema de saúde. A maioria (52,68%) não praticava atividade física, não ingeriam bebida alcoólica (84,56%), nem faziam uso de tabaco (80,57%). O uso de medicação foi frequente em 79,19% dos indivíduos e o principal motivo de procura pela unidade foi a consulta médica agendada com 80,20%. O profissional de saúde de referência no atendimento aos idosos na USF foi o médico, com 74,49%. Conclusão: Considera-se que este estudo possa subsidiar melhoria na qualidade de vida dos idosos, por meio de ações de promoção e prevenção da saúde, desenvolvidas pelos profissionais de saúde, em especial, a enfermagem, com vistas a estimular os gestores municipais na elaboração de estratégias específicas voltadas ao cuidado à pessoa idosa
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).