INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS ASSOCIADOS A FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES EM IDOSOS

Autores

  • Moises Wesley Macedo Pereira
  • Alaine Lima Arruda
  • Marcelo Seixas Lima
  • Kamila Maria Sena Martins
  • Karine Gonçalves Damascena
  • Graziela Silveira Araújo Alves
  • Joaquim Xavier Silva
  • Aparecido Pimentel Ferreira

Resumo

Introdução: alguns indicadores antropométricos são considerados preditores de ocorrências relevantes tais como síndrome metabólica e risco para doenças cardiovasculares. Objetivo: verificar a associação entre indicadores antropométricos e fatores de risco cardiovasculares em idosos. Materiais e Métodos: a amostra constitui-se de 66 idosos residentes em três instituições de longa permanência em Brasília. Os critérios de inclusão foram: ser residente em instituição de longa permanência, ter mais de 65 anos de idade, assinar o termo de consentimento livre e esclarecido e participar de todas as coletas de dados. Foram avaliadas variáveis antropométricas e os fatores de risco cardiovasculares. A análise estatística dos dados foi realizada por meio do programa Statatm, versão 9.1. Conclusão:conclui-se que 30% dos homens e 44,7% das mulheres apresentam síndrome metabólica e que a relação cintura/estatura e o índice de massa corporal são os indicadores antropométricos que possuem maior associação com a síndrome metabólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moises Wesley Macedo Pereira

É especialista em Enfermagem do Trabalho e em Saúde Pública com Ênfase na Família pela Faculdade Integrada de Araguatins Faiara (2014), Docência do Ensino Profissional e Superior pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (2013). Formado em Enfermagem pelas Faculdades ICESP/ Promove de Brasília (2012). Atualmente é professor da Faculdade e Escola Técnica LS, ministrando as matérias de Farmacologia Aplicada à Enfermagem, Enfermagem Psiquiátrica, Introdução à Enfermagem, Pronto Socorro, Unidade de Terapia Intensiva, Nutrição e Dietética Aplicada à Enfermagem, Higiene Ocupacional e Noções de Epidemiologia. Atua também como técnico administrativo da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Foi bolsista do programa de iniciação científica (PIBIC) das Faculdades ICESP/Promove de Brasília (2011 e 2012).

Downloads

Como Citar

1.
Pereira MWM, Arruda AL, Lima MS, Martins KMS, Damascena KG, Araújo Alves GS, et al. INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS ASSOCIADOS A FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES EM IDOSOS. Rev. G&S [Internet]. 28º de novembro de 2014 [citado 23º de abril de 2024];5(5):pag. 3115-3131. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1807

Edição

Seção

Artigos Originais