CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS USUÁRIOS DE UNIDADE DIA:

RESGATANDO AUTONOMIA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA

Autores

  • WILLIAM CÉSAR ALVES MACHADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • NÉBIA MARIA ALMEIDA FIGUEIREDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • JUAREZ DE SOUZA PEREIRA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS RIOS
  • LUCIANA KRAUSS REZENDE Universidade Federal de Itajubá
  • RAFAEL ANDRÉ DA SILVA Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • VERA MARIA DA SILVA Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Doença Crônica, Limitação da Mobilidade, Atividades Cotidianas

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil da capacidade funcional de idosos atendidos em unidade dia, considerando as limitações da doença crônica não transmissível para desempenho das atividades básicas da vida diária.

Método: Pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa, realizada no segundo semestre de 2012, utilizando-se do índice de independência em atividades de vida diária de Katz.

Resultados: Ao comparar os grupos HAS e HAS+DM, observa-se que não houve diferenças significativas nas AVDs.Apesar de não haver nenhuma diferença significativa quando comparamos as DCNT nas ADVs, verificamos que há mudanças importantes pós-intervenção, já que antes de participar do estudo muitos se encontravam em declínio nas AVDs.

Conclusão: Conclui-se que é preciso detectar, de forma precoce, a síndrome de fragilidade decorrente das DCNT em idosos atendidos em Unidade Dia. Assim, profissionais que atuam na área da Geriatria devem ser treinados para detectar, avaliar e atuar nos critérios de fragilidade, visando minimizar e prevenir a perda da funcionalidade em idosos, que se encontra associada à doença crônica não transmissível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

WILLIAM CÉSAR ALVES MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ENFERMEIRO. PROFESSOR ORIENTADOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E GESTÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA NO ESPAÇO HOSPITALAR. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO.

NÉBIA MARIA ALMEIDA FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Enfermeira.  Professora Emérita do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO. Professora e Orientadora nos Programas de Pós-Graduação ”“ Mestrado e Doutorado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO.

JUAREZ DE SOUZA PEREIRA, PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS RIOS

Fisioterapeuta. Mestrando em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar ”“ Mestrado Profissional (PPGSTEH) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

LUCIANA KRAUSS REZENDE, Universidade Federal de Itajubá

Fisioterapeuta. Pós-Doutoranda da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca.

RAFAEL ANDRÉ DA SILVA, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeiro. Mestrando. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

VERA MARIA DA SILVA, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Mestranda em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar ”“ Mestrado Profissional (PPGSTEH) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

Downloads

Como Citar

1.
MACHADO WCA, FIGUEIREDO NMA, PEREIRA JDS, REZENDE LK, DA SILVA RA, DA SILVA VM. CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS USUÁRIOS DE UNIDADE DIA:: RESGATANDO AUTONOMIA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA. Rev. G&S [Internet]. 28º de novembro de 2014 [citado 23º de abril de 2024];5(5):pag. 3068-3086. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1804

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa