O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO E A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS ASSISTENCIAIS AO IDOSO

Autores

  • Luciana de Sousa da Costa
  • Queila de Oliveira Tomaz

Resumo

O artigo aborda uma revisão literária com o objetivo de analisar o envelhecimento populacional brasileiro e a evolução dos direitos assistenciais ao idoso no decorrer do século XX e início do século XXI. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, o método é o descritivo e a técnica empregada é a revisão de literatura. Foram consultados meios eletrônicos, artigos, dissertações, livros e documentos governamentais. Resultados: Observou-se que o número de idosos na nossa população vem aumentando, exigindo cada vez mais políticas públicas para uma melhor assistência a esses idosos. Assim sendo, nota-se que as políticas governamentais e a mobilização da comunidade no decorrer do século passado e início do século atual foram de grande valia para que se consolidassem os direitos assistenciais aos idosos, garantindo-lhes uma melhor qualidade de vida perante a legislação, sendo dever do estado e da própria população brasileira a sua efetivação. Conclusão: As políticas criadas são de grande importância, mas não vêm sendo concretizadas no dia a dia do idoso, assim há a necessidade de conscientização e participação política por parte dos idosos, famílias e sociedade com a finalidade de garantia dos direitos teoricamente assegurados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Sousa da Costa

Sou enfermeira formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente realizo especialização em Gestão em Saúde Pública pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

Downloads

Como Citar

1.
Costa L de S da, Tomaz Q de O. O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO E A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS ASSISTENCIAIS AO IDOSO. Rev. G&S [Internet]. 28º de novembro de 2014 [citado 20º de abril de 2024];5(5):pag. 3049-3067. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1803

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa