Avaliação do aprendizado via educação a distância:

a visão dos docentes da saúde

Autores

  • Humberto Gabriel Rodrigues Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - MG
  • Ertz Ramom Teixeira Campos
  • Marco Antônio Nalin
  • Ramon Félix Cardoso
  • Aline Santana Nalin

Palavras-chave:

A distância, Avaliação docente, Metodologia educacional

Resumo

A educação a distância é uma modalidade de educação em franco crescimento, na qual o professor assume novos papéis que vão além de ministrar aulas expositivas, interagindo como tutor do conhecimento. Observando a importância do papel do professor nesse novo paradigma educacional, é necessário um profissional com um perfil diferenciado, pois nem sempre o professor do ensino presencial tem perfil para exercer as funções docentes em educação a distância. A partir desses dados, realizou-se essa pesquisa que tem como objetivos: evidenciar a posição dos docentes do ensino presencial da área da saúde sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opinião dos docentes da área da saúde; avaliar a percepção dos docentes em relação às vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semi-estruturados com um grupo de 30 professores da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior no município de Montes Claros, Minas Gerais. Com relação aos resultados obtidos, a maioria dos professores possuem receios em relação ao ensino a distância, no entanto mostraram interesse em estar inseridos no novo modelo de instrução.

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Publicado

28-07-2017

Como Citar

1.
Rodrigues HG, Teixeira Campos ER, Nalin MA, Cardoso RF, Santana Nalin A. Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 27º de julho de 2021];3(3):783-97. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa