Acessibilidade de deficientes físicos em uma unidade de saúde da família
Palavras-chave:
Saúde da Pessoa com Deficiência, Acesso aos Serviços de Saúde, Estruturas de AcessoResumo
Trata-se de um estudo observacional, com o objetivo de verificar a acessibilidade de deficientes físicos em uma Unidade de Saúde de Família no município de Barra do Garças ”“ Mato Grosso. Para a coleta dos dados utilizou-se um formulário adaptado conforme a NBR 9050. O período de coleta deu-se no mês de fevereiro de 2012. O processo de análise começou com apresentação dos dados levantados em quadros em forma de check list, após agrupamento, em categorias do tipo estruturas arquitetônicas internas, compreendendo escadas, rampas, corrimãos, móveis, equipamentos e vãos. As pessoas com deficiência possuem limitações físicas, sensoriais ou mentais que muitas vezes geram dificuldades e impossibilidades de execução de atividades comuns à s outras pessoas, principalmente de ir e vir. No estudo, verificou-se que poucos critérios da NBR 9050 foram contemplados na construção e manutenção da unidade de saúde, oferecendo obstáculos aos clientes do serviço. Mas, entende-se que deveria haver um bom senso por parte dos profissionais em incluir nos seus planejamentos, o desenho de um novo perfil populacional, à quele que prioriza à s particularidades humanas, seja de mobilidade, prejuízo de algum órgão do sentido ou mesmo inteligência e capacidade de adaptar-se. E, essa atitude consideravelmente mudaria o panorama social que circunda o portador de necessidades especiais, especialmente nos serviços de saúde, onde este, luta e faz guerra a fim de obter uma assistência de qualidade, livre de danos e barreiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).