O cuidado do coto umbilical do recém-nascido sob a ótica dos seus cuidadores:

saberes culturais

Autores

  • Eliane Fonseca Linhares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Recém-nascido, Coto umbilical, Cultura, Cuidado Congruente

Resumo

O cuidado é um componente existencial humano que incorpora modos sócio-culturais de ser e existir do sujeito em relação com outros sujeitos, envolvendo diversos saberes. Essa compreensão enlaça o objetivo do estudo de conhecer o cuidado ao coto umbilical do recém-nascido realizado por puérperas e seus familiars. A temática revela uma lacuna no estado da arte acerca da desvalorização nos meios científicos em relação ao saber local, e sua difusão para aproximação do saber científico ao popular, no novo paradigma da ciência. Estudo de natureza qualitativa seguiu as ideas de Miles e Huberman em um processo de bricolagem. A análise revelou a necessidade de aproximação dos saberes científico-popular de forma congruente e respeitosa para evitar agravos ao recém-nascido, uma vez que constatou-se que as onfalites ocorrem no contexto domiciliário e envolve práticas de cuidados transmitidas por gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Fonseca Linhares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Docente Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão/UESB. Coordenadora do Programa Educativo: Saúde do Coto Umbilical.

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Profa. DSc. do Curso de Graduação em Enfermagem, do departamento de Saúde, da Universidade estadual do sudoeste da Bahia. Líder do Grupo Interdisciplina em Ci6encias da Saúde e Sociedade. linha de estudo. Família em seu ciclo vital; Políticas, planejamento e gestão em saúde.

Downloads

Publicado

28-07-2017

Como Citar

1.
Linhares EF, da Silva LWS. O cuidado do coto umbilical do recém-nascido sob a ótica dos seus cuidadores:: saberes culturais. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 27º de julho de 2021];3(3):690-707. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/133

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa