O cuidado do coto umbilical do recém-nascido sob a ótica dos seus cuidadores:
saberes culturais
Palavras-chave:
Recém-nascido, Coto umbilical, Cultura, Cuidado CongruenteResumo
O cuidado é um componente existencial humano que incorpora modos sócio-culturais de ser e existir do sujeito em relação com outros sujeitos, envolvendo diversos saberes. Essa compreensão enlaça o objetivo do estudo de conhecer o cuidado ao coto umbilical do recém-nascido realizado por puérperas e seus familiars. A temática revela uma lacuna no estado da arte acerca da desvalorização nos meios científicos em relação ao saber local, e sua difusão para aproximação do saber científico ao popular, no novo paradigma da ciência. Estudo de natureza qualitativa seguiu as ideas de Miles e Huberman em um processo de bricolagem. A análise revelou a necessidade de aproximação dos saberes científico-popular de forma congruente e respeitosa para evitar agravos ao recém-nascido, uma vez que constatou-se que as onfalites ocorrem no contexto domiciliário e envolve práticas de cuidados transmitidas por gerações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).