Mapeamento da produção científica em gestão da vigilância sanitária no período 2000 a 2010
Resumo
A vigilância sanitária é uma das áreas mais complexas da saúde, visto que opera de forma intersetorial, interinstitucional e multidisciplinar, em uma densa gama de competências buscando a proteção, promoção e defesa da saúde. Este artigo tem como objetivo mapear a produção científica em gestão da vigilância sanitária no Brasil no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo bibliométrico, com caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa. Dentre 748 trabalhos originários da Biblioteca Virtual em Saúde ”“ BVS e do Banco de Teses CAPES, selecionaram-se 58 trabalhos alinhados a temática, os quais foram analisados. Tais análises propiciaram como resultados os seguintes destaques: (i) crescimento significativo de publicações de artigos na área, mas ainda incipiente, se considerar-se a importância que o setor possui para a economia e a saúde da população; (ii) aumento da quantidade de dissertações e teses; e, (iii) quantidade limitada de revistas científicas que privilegiam o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).