Análise da continuidade do cuidado das equipes de saúde bucal no município de Resende/RJ
Palavras-chave:
Política de SaúdeResumo
O presente artigo é um estudo qualitativo, de base quantitativa, no Município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo avaliar a integralidade da assistência e continuidade do cuidado das Equipes de Saúde Bucal (ESB) do Programa de Saúde da Família (PSF) no tocante ao câncer de boca. O objetivo do estudo é a análise técnica e operacional das condições de diagnóstico precoce e da continuidade da assistência dos pacientes referenciados nas respectivas ESB. O roteiro de entrevista semi-estruturado foi a base de coleta dos dados primários. Foi avaliado que para aperfeiçoamento nos processos de ampliação da rede de saúde e da continuidade do cuidado é importante as Equipes de Saúde da Família/Equipes de Saúde Bucal, ampliarem a oferta de serviços de saúde aos usuários do sistema cadastrados no território do PSF. A ampliação de serviços de saúde pela Atenção Primária, e, consequentemente, o aumento da resolutividade, evitando transtornos adicionais aos pacientes e dando mais agilidade ao diagnóstico, pode, efetivamente, contribuir para a qualidade na sobrevida dos pacientes com diagnóstico positivo de câncer oral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).