Auditoria em odontologia:
possibilidades de atuação na atenção primária à saúde
Palavras-chave:
GestãoResumo
O trabalho de auditoria em saúde tem ganhado destaque a partir dinâmica adquirida pela Nova Saúde Pública no país. A Constituição de 1988, a implementação de bases políticas normativas, o Pacto pela Saúde de 2006 e o Decreto 7.508 de 2011, por exemplo, bem como o caráter pedagógico que a auditoria incorporou nos últimos anos contribuíram para o seu fortalecimento como ferramenta de gestão pública. Em se tratando de fundamentação técnica, foram identificados muitos avanços. Contudo, no que diz respeito à produção científica da auditoria aplicada à saúde, há ainda um campo amplo a ser explorado. Este artigo se propõe a discutir acerca da conceituação e aplicação da ferramenta auditoria no contexto da prática odontológica na Atenção Primária à Saúde, destacando as possibilidades de atuação, dificuldades do processo e os atributos necessários do auditor para o bom desempenho da função. Apresenta, ainda, a auditoria em odontologia como ferramenta de gestão da qualidade, baseada em normas e conceitos ético-jurídicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).