MORTE NA PERSPECTIVA DO PACIENTE E FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Alessandra do Nascimento Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karina Danielly Cavalcanti Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana Carla Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eulália Maria Chaves Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rodrigo da Silva Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18673/gs.v9i2.24206

Palavras-chave:

Artigos de Revisão

Resumo

A Unidade de Terapia Intensiva é um ambiente que direciona seus cuidados aos pacientes gravemente enfermos, onde possui em seus números estatísticos altas incidências de mortes. Assim, o paciente e seu familiar, são públicos que merecem ser analisados a partir de sua vivência aproximativa da finitude. O objetivo desse artigo foi revisar na literatura publicações sobre a morte em UTIs na perspectiva de pacientes e familiares. A varredura dos artigos ocorreu através de Revisão Sistemática, com demarcação de descritores ‘Psicologia’ AND ‘Morte’ AND ‘Unidade de Terapia Intensiva’, e critérios de inclusão para análise de artigos coerentes. Os artigos foram divididos em cinco categorias temáticas (A morte a partir da perspectiva do paciente; A morte a partir da perspectiva da família; Comunicação de más notícias; Cuidados de fim de vida; Religiosidade e Morte) para facilitação da exploração dos conteúdos dos artigos. Há necessidade de integração dos cuidados voltados para os familiares e pacientes. Considerar possibilidades de novos estudos voltados a práticas inovadoras e de cuidado sobre a flexibilidade de espaços para debater entre pacientes e familiares a respeito da morte.

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Biografia do Autor

Alessandra do Nascimento Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Residente Multiprofissional em Saúde com ênfase em Terapia Intensiva Adulto (2016) pelo Hospital Universitário Onofre Lopes. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Karina Danielly Cavalcanti Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga formada pela Universidade Potiguar (2012). Especialista em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização (2014); Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde e Hospitalar. Psicóloga Residente Multiprofissional do programa de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Onofre Lopes (2014-2016). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN (2016) Vinculada ao Grupo de Estudo de Psicologia da Saúde (GEPS/ UFRN) Linha de Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento.

Luciana Carla Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde/UFRN. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Especialização em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização. Psicóloga do Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Docente do curso de Psicologia do Centro de Ensino FACEX - UNIFACEX, Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização -UFRN.Tutora e Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde na Atenção à Criança e da Residência Integrada Multiprofissional em UTI no Núcleo de Saber em Psicologia - HUOL/UFRN. Psicóloga Hospitalar do HUOL/UFRN. Integrante do Núcleo de Educação Permanente do HUOL. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Humanização da Assistência Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia infantil, violência infantil, psicodinâmica, psicologia da saúde, educação para saúde, humanização, brinquedoteca, hospitalização infantil e pediatria.

Eulália Maria Chaves Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Licenciatura e Graduação Plena em Psicologia pelo Instituto Paraibanos de Educação (1976 e 1977, respectivamente), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (1980) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2000). Professora Titular e bolsista de produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao Curso de Graduação em Psicologia e Orientadora credenciada para Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Pós-graduação em Psicologia. Membro de corpo editorial da PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora (São Paulo ISSN 1676-7314), da Revista Acta Colombiana de Psicología (Colômbia - ISSN 0123-9155) e da Revista Psicogente (Universidad Simón Bolívar-Barranquilla Colombia). É Coordenadora Acadêmica do Projeto DINTER, Doutorado Interinstitucional entre a UFRN e a UERN, em andamento no Programa Pós-graduação em Ciências da Saúde. É líder do Grupo de Pesquisa - Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde, coordenando as linhas de pesquisa Saúde e Desenvolvimento Humano e Saúde, Velhice e Envelhecimento. Vice-coordenadora e Tutora de projeto junto a Univesidad Nacional del Mar del Plata no programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-graduação Brasil/Argentina. Tutora na área da Psicologia da Saúde-Hospitalar, fazendo parte do corpo docente da Residência Multiprofissional em Saúde, no Hospital Universitário Onofre Lopes e no Hospital Universitário Materno-Infantil Ana Bezerra, na atenção pediátrica e materno-infantil, respectivamente. Membro do Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem, do Departamento de Enfermagem/UFRN. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde-Hospitalar, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Saúde, Prevenção e Promoção em Saúde e Humanização.  

Rodrigo da Silva Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Psicologia (2011), Especialista em Psicologia da Saúde (2014), Mestre em Psicologia (2014) e, atualmente, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cursa Especialização em Neuropsicologia pela UFRN. Atualmente, é docente do curso de Psicologia do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX. É membro, na condição de pesquisador, do Grupo de Pesquisa (CNPq) - Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde (GEPS), vinculado a linha de pesquisa Saúde, Velhice e Envelhecimento. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Saúde e Desenvolvimento Humano, atuando e pesquisando principalmente sobre os seguintes temas: desenvolvimento humano, gerontologia, processo saúde-doença e adaptação transcultural de instrumentos.

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0134-012-255

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Publicado

31-05-2018

Como Citar

1.
Cavalcanti A do N, Pinto KDC, de Oliveira LCB, Maia EMC, Maia R da S. MORTE NA PERSPECTIVA DO PACIENTE E FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2018 [citado 22º de novembro de 2024];9(2):283-306. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/10454

Edição

Seção

Artigos de Revisão