DOENÇAS CRÔNICAS EM PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS

Autores

  • Jaqueline da Silva Branquinho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fabíola Alves Gomes
  • Ronaldo Paulino da Silva
  • Murilo Martins Assis Leite
  • Mariluci Camargo Ferreira da Silva Candido
  • Luciana Assi de Lima
  • Ieda Maria Gonçalves Pacce Bispo

Palavras-chave:

Saúde mental, Hipertensão, Diabetes

Resumo

Este estudo objetivou identificar os portadores de transtornos mentais graves que apresentam Hipertensão Arterial ou de Diabetes Mellitus. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e descritiva realizada com 146 pessoas atendidas no Centro de Atenção Psicossocial II do município de Três Lagoas, MS, no período de maio de 2013 a maio de 2014. Utilizou-se um formulário contendo variáveis de caracterização e condição de saúde, que conduziu a coleta dos dados por alunos bolsistas e voluntários do Programa de Educação por meio do trabalho para a saúde. Os resultados apontaram 15 pessoas com transtorno mental grave, dos quais 5 apresentavam hipertensão, 6 diabetes e 4 ambas as doenças crônicas. Observou-se a escassez de registro relacionado a hipertensão e/ou diabetes, constituindo em alerta para o registro profissional de todos os aspectos relacionados a saúde do doente mental. Este aspecto contribui na busca de uma efetiva atenção integral à saúde, abarcando todos os seus aspectos, seja da saúde física ou mental, incluindo ações como o acompanhamento do uso e da administração de medicamentos, do nível pressórico e glicêmico, bem como de sua alimentação, atividade física e evolução das manifestações de comportamento relacionada à saúde.

Descritores: saúde mental, hipertensão, diabetes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline da Silva Branquinho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde.

Downloads

Publicado

24-08-2017

Como Citar

1.
Branquinho J da S, Gomes FA, da Silva RP, Leite MMA, Candido MCF da S, Lima LA de, et al. DOENÇAS CRÔNICAS EM PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS. Rev. G&S [Internet]. 24º de agosto de 2017 [citado 23º de abril de 2024];5(4):pag. 2458-2464. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1003

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)