PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL:
UM ESTUDO NUM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Palavras-chave:
Saúde Mental, Serviços Comunitários de Saúde Mental, Perfil de Saúde, Características da PopulaçãoResumo
Esse trabalho visa descrever e analisar características sociodemográficas de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e descritiva junto a 16 usuários (as) de um CAPS II da cidade de Teresina, Piauí, onde foi utilizado como instrumento o questionário. Em relação ao estado civil, os solteiros aparecem em maior frequência (62,5%). A faixa etária predominante é em média de 39 anos. Verificou-se que 50% dos usuários não concluíram o Ensino Fundamental, 18,75% iniciaram ou concluíram o Ensino Médio e 12,5% têm Ensino Superior ou pós-graduação. A maior parte dos usuários está em tratamento há mais de quatro anos (62,5%). Há uma predominância de situação de desemprego (56,25%). A fonte de renda dos usuários é predominantemente de incentivos financeiros da família (47%). Observa-se que os usuários com transtorno mental estão em plena faixa etária produtiva, o que dificulta sua inserção em diversas atividades. O nível de escolaridade é baixo, no entanto não é um fator condicionante, tendo em vista a ocorrência também em pessoas com escolaridade mais alta. Estão em sua maioria desempregados e dependentes financeiramente da família. Outro problema constatado é em relação ao tempo de tratamento na instituição, relativamente longo.
DESCRITORES: Saúde Mental; Serviços Comunitários de Saúde Mental; Perfil de Saúde; Características da População.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).