Feminismo negro acadêmico: experiências de professoras negras

Autores

  • Wellington Pereira UFBA

Palavras-chave:

Feminismo negro, Insurgência, Raça, Pedagogia feminista negra

Resumo

No presente artigo, serão abordadas algumas reflexões em torno das categorias trabalho e trabalho intelectual, bem como as formas como esses conceitos incidem sobre a vida de professoras negras na Universidade Federal da Bahia, na construção do que se entende como intelectual negra. O acesso às entrevistadas deu-se a partir de informantes dessa instituição de ensino. Formalizado o primeiro contato, iniciou-se a vivência com as sujeitas, construída a partir de três bases que considero fundamentais: 1) empatia: colocar-se no lugar da outra, refletindo sobre a condição da sujeita naquele espaço; 2) escuta: estar atento às histórias contadas pela entrevistada, buscando compreender e interpretar sua representação sobre determinado fenômeno; e 3) vivência do contexto: de modo que a prática pedagógica feminista negra leva as sujeitas professoras negras a uma (re)dimensão de sua condição de trabalho e de trabalho intelectual. O trabalho acadêmico estabelece relação não apenas com a construção do conhecimento, mas também com o engajamento político e social, visando à transformação do espaço universitário brasileiro.

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Publicado

12/15/2025 — Atualizado em 12/22/2025

Versões

Como Citar

PEREIRA, Wellington. Feminismo negro acadêmico: experiências de professoras negras. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 65–77, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/58642. Acesso em: 25 dez. 2025.