Por uma política externa inclusiva: diálogo com Fabricio Prado sobre igualdade racial.
Palavras-chave:
Igualdade racial, Representatividade diplomática, Ações afirmativas, Diversidade institucionalResumo
A entrevista com o diplomata Fabrício Prado, concedida ao Programa de Educação Tutorial das Ciências Sociais da Universidade de Brasília (PET/SOL), discute a complexidade da representatividade racial no Itamaraty. O objetivo da conversa é lançar luz sobre os desafios e possibilidades de inclusão de pessoas negras, quilombolas e indígenas na diplomacia brasileira, a partir da experiência e reflexão do entrevistado. Ao longo do diálogo, Prado aponta a discrepância entre a composição racial da sociedade brasileira e a baixa presença de pessoas negras no corpo diplomático, problematizando o impacto dessa ausência na legitimidade da política externa. A entrevista é conduzida com perguntas elaboradas por estudantes de Ciências Sociais, com ênfase em temas relacionados à igualdade racial, políticas públicas e ações afirmativas. Entre os conceitos discutidos, destacam-se representatividade, diversidade institucional e relações raciais no Brasil. Como contribuição, a entrevista evidencia tanto os avanços quanto os limites da atuação do Estado brasileiro na promoção da equidade racial, especialmente no campo da política externa. Além disso, destaca a importância de um corpo diplomático mais plural como instrumento de transformação interna e de projeção internacional mais coerente com a diversidade da sociedade brasileira.
Downloads
Referências
CRE aprova novo embaixador no Quênia; indicação vai a Plenário.
Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/14/cre-aprova-novo-embaixador-no-quenia-indicacao-vai-a-plenario. Acesso em: 3 abr. 2025.
OLIVEIRA, B. Mônica de Menezes: conheça a primeira diplomata negra brasileira. 7 jun. 2024.
Disponível em: http://nosmulheresdaperiferia.com.br/monica-de-menezes-conheca-a-primeira-diplomata-negra-brasileira/. Acesso em: 3 abr. 2025.
SOARES, E. V.; MUTZENBERG, R. Entrevista com Alberto da Costa e Silva. Civitas – Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 11–26, jan. 2014.
DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.1.16182. Acesso em: 3 abr. 2025.
NEGRA, Geledés Instituto da Mulher. Diplomacia brasileira quer acabar com rótulo de masculina, branca e de pai para filho. Geledés, 17 abr. 2022. Disponível em: https://www.geledes.org.br/diplomacia-brasileira-quer-acabar-com-rotulo-de-masculina-branca-e-de-pai-para-filho. Acesso em: 3 abril. 2025
Publicado
Versões
- 12/22/2025 (2)
- 12/15/2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Augusto César Silva Filgueiras, Ana Terra Pimentel Santana, Hiann Riell Sotero da Silva Silva, Laura Salvador Souto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.











