O ensino de Sociologia no estágio supervisionado docente obrigatório: a fotografia como ferramenta pedagógica
Palavras-chave:
estágio supervisionado docente , ensino de Sociologia , trabalho informal, ferramenta pedagógica , fotografiaResumo
O artigo explora a importância do estágio supervisionado docente como um espaço de aprendizado e de emancipação para estudantes de Ciências Sociais, enfatizando a utilização da fotografia como uma ferramenta metodológico-pedagógica no ensino de Sociologia, especialmente na educação básica. O estudo baseia-se nas experiências de dois licenciandos do curso de Ciências Sociais da FBA durante o estágio obrigatório no
Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, em Salvador, em 2022. O texto descreve a imersão dos estagiários na sala de aula, contextualizando o ambiente escolar e as temáticas trabalhadas, detalhando o processo de experimentação metodológica e incluindo erros e acertos, que culminaram em reflexões sobre o poder da fotografia como narradora de histórias, guardiã de afetos e promotora da conexão entre teoria e prática. Além disso, o artigo destaca a relevância do ensino de Sociologia no ensino médio brasileiro para a formação de cidadãos críticos e conscientes das dinâmicas sociais e políticas, enfatizando, portanto, o papel essencial do estágio supervisionado docente na formação de futuros professores de Sociologia, permitindo a vivência da realidade da sala de aula e o desenvolvimento de uma identidade profissional. A exposição fotográfica “Fotografando o Trabalho e o Cotidiano dos trabalhadores informais do entorno do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes da cidade de Salvador-BA” é o elemento central dessas experiências e o resultado da reflexão dos autores. A imagem é considerada uma ponte para o diálogo crítico em sala de aula, mobilizando afetos e aproximando o abstrato do cotidiano dos estudantes.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. p.15-26.
ASTE, Ana Maria. Qual a diferença entre trabalho formal e informal?. JusBrasil, 2020. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/qual-a-diferenca-entre-trabalho-formal-e-informal/1150997113
BODART, C. N.; FEIJÓ, F. As Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219 – 234, 2020. Disponível em: https://periodicos:ufpb:br/index:php/rec/article/view/51194. Acesso em: 20 jun. 2022.
COSTA, Leomir Souza. Formação de professores de ciências sociais/sociologia: subsídios para o debate. Em Tese, v. 12, n. 2, p. 187-203, 2015. Acesso em: 21 jun 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p187/30826
FREIRE, P. Professora, sim; Tia, não. Cartas a quem ousa ensinar. 23. ed. Civilização Brasileira, 1993.
LIMA, Maria do Socorro Lucena. Reflexão Sobre o Estágio/Prática de ensino na formação de Professores. Diálogo Educ. Curitiba, v.8, n. 23 p. 195. 205, jan/abr. 2008.
MARINI, R. M. Dialética da Dependência. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 325–356, 2017. DOI: 10.9771/gmed.v9i3.24648. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24648. Acesso em: 24 out. 2022.
NOVAES, S. C. O silêncio eloquente das imagens fotográficas e sua importância na etnografia. Cadernos de Arte e Antropologia, Núcleo de Antropologia Visual da Bahia, v. 3, n. 2, p. 57 – 67, 2014.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Planejando o estágio em forma de projetos. In: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. (ed.). Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004. p. 219 – 281.
RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade. Salamandra Editora, 1984.
ZOTTI, S. A. O ensino secundário nas Reformas Francisco Campos e Gustavo Capanema: um olhar sobre a organização do currículo escolar. In: ANAIS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Goiânia, 2006. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais/eixo01/Solange%20Aparecida%20Zotti%20-%20Texto.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.
Downloads
Publicado
Versões
- 09/08/2024 (2)
- 08/15/2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Beatriz Azevedo Borges, Daniel de Menezes Soglia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.