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O ensino de Sociologia no estágio supervisionado docente obrigatório: a fotografia como ferramenta pedagógica

Autores

Palavras-chave:

estágio supervisionado docente , ensino de Sociologia , trabalho informal, ferramenta pedagógica , fotografia

Resumo

O artigo explora a importância do estágio supervisionado docente como um espaço de aprendizado e de emancipação para estudantes de Ciências Sociais, enfatizando a utilização da fotografia como uma ferramenta metodológico-pedagógica no ensino de Sociologia, especialmente na educação básica. O estudo baseia-se nas experiências de dois licenciandos do curso de Ciências Sociais da FBA durante o estágio obrigatório no
Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, em Salvador, em 2022. O texto descreve a imersão dos estagiários na sala de aula, contextualizando o ambiente escolar e as temáticas trabalhadas, detalhando o processo de experimentação metodológica e incluindo erros e acertos, que culminaram em reflexões sobre o poder da fotografia como narradora de histórias, guardiã de afetos e promotora da conexão entre teoria e prática. Além disso, o artigo destaca a relevância do ensino de Sociologia no ensino médio brasileiro para a formação de cidadãos críticos e conscientes das dinâmicas sociais e políticas, enfatizando, portanto, o papel essencial do estágio supervisionado docente na formação de futuros professores de Sociologia, permitindo a vivência da realidade da sala de aula e o desenvolvimento de uma identidade profissional. A exposição fotográfica “Fotografando o Trabalho e o Cotidiano dos trabalhadores informais do entorno do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes da cidade de Salvador-BA” é o elemento central dessas experiências e o resultado da reflexão dos autores. A imagem é considerada uma ponte para o diálogo crítico em sala de aula, mobilizando afetos e aproximando o abstrato do cotidiano dos estudantes.

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Biografia do Autor

Beatriz Azevedo Borges, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com ênfase em Sociologia urbana, e licenciatura pela mesma instituição. Concomitantemente, também cursa o bacharelado em Ciências Sociais na UFBA e é coordenadora da atividade de extensão “Curso Pré-Enem” em um colégio estadual de Salvador, onde ministra aulas de Sociologia para estudantes do ensino médio. 

Daniel de Menezes Soglia, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia com período sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal. Atua e pesquisa na área da Sociologia Urbana e da Antropologia Urbana, com ênfase no espaço público e suas sociabilidades. Tem experiência com Fotografia e Antropologia Visual. 

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Publicado

08/15/2024

Versões

Como Citar

AZEVEDO BORGES, Beatriz; DE MENEZES SOGLIA, Daniel. O ensino de Sociologia no estágio supervisionado docente obrigatório: a fotografia como ferramenta pedagógica. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 107–126, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50785. Acesso em: 21 nov. 2024.