O lugar das emoções na atuação dos professores de sociologia no ensino médio

Autores

Palavras-chave:

professores, emoções, ensino de sociologia

Resumo

Podemos afirmar que a docência foi considerada uma atividade nobre no Brasil até em torno da década de 1950, quando a percepção coletiva foi alterada pelas crescentes denúncias sobre os salários e as condições de trabalho dos professores. Atualmente, com boa parte dos docentes vivenciando contextos de frustração e esgotamento, observa-se uma crise de identidade profissional, configurada por altos números de adoecimento ocupacional e de abandono de carreira. O trabalho apresentado aqui parte do pressuposto de que ao longo do século XX, especialmente com a predominância das mulheres no exercício da profissão, a identidade docente foi construída presumindo um intenso envolvimento afetivo com o trabalho, além do desempenho de comportamentos emocionais e morais específicos. A partir de entrevistas realizadas com dez professoras de Sociologia, que atuam na educação básica do estado do Rio de Janeiro, observamos que, na experiência delas, o ensino da disciplina exige a construção de vínculos emocionais intensos, assim como um grande investimento e desempenho moral. Utilizando referências do campo da antropologia das emoções, compreendemos os sentimentos como discursos que moldam e são moldados pela vida social, o que nos possibilita demonstrar como os relatos de desgaste e esgotamento emocional operam na própria construção da identidade do professor de Sociologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Katiuscia Cristina Vargas; OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de. A Sociologia no Ensino Médio: com a palavra os estudantes. Teoria e Cultura, v. 12, n. 1, p. 163-173, 2017.

BISPO, Raphael. Você sente o quê? Reflexões metodológicas em Antropologia das Emoções a partir de sensibilidades diante do horror. [Syn]thesis, v. 14, n. 3, p. 99-115, 2021.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

BRZEZINSKI, Iria. A formação e a carreira de profissionais da educação na LDB 9394/96: possibilidade e perplexidades. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 2002. p. 141-158.

CARLOTTO, Mary Sandra; PALAZZO, Lílian dos Santos. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, p. 1017-1026, 2006.

CEIA, Carlos. A Identidade do Professor na Perspectiva Social. In: IIª Jornadas de Educação: da escola que temos à escola que queremos. Centro de Recursos da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, 2002. Disponível em: http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/images/stories/PDF/educare/identidade_prof.pdf. Acesso em: 06 set. 2023.

CLARK, Candace. Misery and Company: sympathy in everyday life. Chicago: The University of Chicago Press, 1997.

DURKHEIM, Émile. A Educação Moral. Petrópolis: Vozes, 2008.

FERENHOF, Isaac Aisenberg; FERENHOF, Ester Aisenberg. Sobre a Síndrome de Burnout em Profesores. Revista Científica Avaliação e Mudanças, v. 4, n. 1, p. 131-151, 2002.

FERREIRA, Rodolfo. Entre o sagrado e o profano: o lugar social do professor. Rio de Janeiro: Editora Quartet, 2002.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água, 1995.

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 45-56, 2005.

GASPAR DA SILVA, Vera Lúcia. O bom professor: do comportamento exigido. Anais do III Congresso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2004. Disponível em: https://sbhe.org.br/anais. Acesso em: 23 maio 2022.

GOMES, Alberto Albuquerque. A construção da identidade profissional do professor: uma análise de egressos do curso de Pedagogia. Anais do VI Congresso Português de Sociologia, Lisboa, 2008. Disponível em: http://associacaoportuguesasociologia.pt/vicongresso/pdfs/590.pdf. Acesso em: 23 maio 2022.

LELIS, Isabel. A construção social da profissão docente no Brasil: uma rede de histórias. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (org.). O ofício de professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 54-66.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORI, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997. p. 443-481.

LUTZ, Catherine; ABU-LUGHOD, Lila. Language and the politics of emotion. Studies in Emotion and Social Interaction. Nova York: Cambridge University Press, 1990.

MASLACH, Christina; LEITER, Michael. The truth about burnout: how organizations cause personal stress and what to do about it. São Francisco: Jossey-Bass, 1997.

MAUSS, Marcel. A expressão obrigatória dos sentimentos. In: FIGUEIRA, Sérvulo (org.). Psicanálise e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980, p. 56-63.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: Fundação Nacional de Material Escolar, 1976.

OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a História do Ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum: Education, v. 35, n. 2, p. 179-189, 2013.

REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia das emoções. Rio de Janeiro: FGV editora, 2010.

ROSALDO, Michelle. Toward an Anthropology of Self and Feeling. In: SEWEDER, R. LEVINE (org.). Culture Theory. Essays on Mind, Self and Emotion. Cambridge: Cambridge University Press, 1984, p. 137-157.

ROSISTOLATO, Rodrigo. Aprendendo “no emocional”: uma teoria nativa sobre a relação dos adolescentes com a sexualidade. In: COELHO, Maria Claudia; REZENDE, Claudia (org.). Cultura e sentimentos: ensaios em antropologia das emoções. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2011, p. 197-215.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação, v. 14, p. 143-155, 2009.

SILVA, Ileizi. O papel da Sociologia no currículo do Ensino Médio. II Simpósio estadual sobre a formação de professores de Sociologia. Universidade Estadual de Londrina, 2009.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O ofício de professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.

YUNG, Tauvana da Silva; CASTRO, Bruno Moreira Borges de; CAMPOS, Vinícius Corbucci. Reflexões sobre a representação social da Sociologia a partir da visão dos estudantes do ensino médio do DF. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Júlia; FRAGA, Alexandre (org.). Conhecimento escolar e ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015, p. 136-145.

Downloads

Publicado

12/28/2023 — Atualizado em 01/25/2024

Versões

Como Citar

FERNANDES, Raquel Brum. O lugar das emoções na atuação dos professores de sociologia no ensino médio. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 74–91, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50773. Acesso em: 27 abr. 2024.