Docência negra e a elaboração de salas de aula contra hegemônicas
Palavras-chave:
Docência negra, Salas de aula contra-hegemônicas, REUNI, Políticas afirmativasResumo
Esse texto é um ensaio que, pela primeira vez, de maneira mais sistemática, me dedico a pensar elementos que considero importantes no tecer da minha caminhada como docente-educadora na Universidade Federal do Oeste do Pará. Nesse sentido, meu interesse aqui é chamar a atenção para como, talvez, essa trajetória aponte para o que podemos construir quando encaramos a sala de aula como um espaço de construção coletiva. Nos desafios e nas boas inspirações, entendo que desde aqui temos elementos para refletir sobre quais reelaborações fazemos, tendo nossos corpos e nossas trajetórias como inspirações primeiras e como produtores primeiros de impactos ao entrar nas universidades. Há, ainda, um desejo por entender, a partir de minha própria experiência, como a sala de aula é um espaço fundamental nas atuações de mulheres negras, conforme me sinalizam outras colegas docentes negras e autoras inspiradoras nessa caminhada profissional-intelectual.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese
(Doutorado em Educação). São Paulo: USP- FEUSP. 2005.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. 1ª ed. - São Paulo: Boitempo, 2016.
DEUS, Zélia Amador de. 2021. Mulheres Negras e Ciência. Artigo publicado em: http://www.
j o r n a l d a c i e n c i a . o r g . b r / e d i c o e s / ? u r l = h t t p : / / j c n o t i -
cias.jornaldaciencia.org.br/20-mulheres-negras-e-ciencia/
______________________. Caminhos trilhados na luta antirracista. 1ª ed., Belo Horizonte.
Autêntica, Coleção Cultura Negra e Identidade, 2020.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê. 2020.
GONZALEZ, Lélia. Primavera para as Rosas Negras. Diáspora Africana: Editora Filhos da
África. 2018.
HOOKS, bell. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante. 2020.
LORDE, Audre. Irmã Outsider: Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
MOURA, Beatriz Martins. Mulheres de Axé e o Território da Universidade: Encruzilhando
Epistemologias e Refundando Pedagogias. 2021. Tese (Doutorado em Antropologia Social).
UnB- DAN, 2021
MUNZANZU, Carla Ramos. Notícias sobre um Levante - Black Women Scholars in Brazil:
Feitiço, Insubmissão, Etno(Orí)graphy and Critical Intervention in the University. 2019.
Tese (Doutorado em Black Studies). University of Texas at Austin, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.