Docência negra e a elaboração de salas de aula contra hegemônicas

Autores

Palavras-chave:

Docência negra, Salas de aula contra-hegemônicas, REUNI, Políticas afirmativas

Resumo

Esse texto é um ensaio que, pela primeira vez, de maneira mais sistemática, me dedico a pensar elementos que considero importantes no tecer da minha caminhada como docente-educadora na Universidade Federal do Oeste do Pará. Nesse sentido, meu interesse aqui é chamar a atenção para como, talvez, essa trajetória aponte para o que podemos construir quando encaramos a sala de aula como um espaço de construção coletiva. Nos desafios e nas boas inspirações, entendo que desde aqui temos elementos para refletir sobre quais reelaborações fazemos, tendo nossos corpos e nossas trajetórias como inspirações primeiras e como produtores primeiros de impactos ao entrar nas universidades. Há, ainda, um desejo por entender, a partir de minha própria experiência, como a sala de aula é um espaço fundamental nas atuações de mulheres negras, conforme me sinalizam outras colegas docentes negras e autoras inspiradoras nessa caminhada profissional-intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Martins Moura, UnB

Beatriz Martins Moura é Antropóloga Amazônida, nascida em Santarém-Pará. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília- UnB (2021), tem mestrado em Antropologia Social pela UnB (2017) e bacharelado em Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA (2014). Foi professora Voluntária na Universidade de Brasília em 2017 e 2018 e docente substituta na Universidade Federal do Oeste do Pará entre 2019 e 2021. É pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-religiosas do Oeste do Pará e Caribe - NPDAFRO/UFOPA e atualmente coordenadora junto ao Projeto Encontro de Saberes, do Instituto Nacional de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa INCTI/UnB. Desenvolve trabalhos desde 2012 no campo dos estudos sobre religiões de matriz africana e comunidades tradicionais de terreiro, com foco em discussão sobre afro-religiosidade na Amazônia e sobre a interlocução terreiro-universidade. No mestrado defendeu dissertação acerca do modo como terreiros de religião de matriz africana se constituem como espaços de articulação de conhecimentos. No doutorado desenvolveu pesquisa sobre a atuação de Mães de Santo na Universidade como docentes através do Projeto Encontro de Saberes. Trabalha com temáticas relacionadas às comunidades tradicionais de terreiro, aos estudos afro-religiosos, afro-religiosidade na Amazônia, relações raciais no Brasil, raça, racismo e desigualdades, interseccionalidade gênero, raça e classe, docentes negras no ensino superior, ensino superior público e antropologia econômica.

Referências

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese

(Doutorado em Educação). São Paulo: USP- FEUSP. 2005.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. 1ª ed. - São Paulo: Boitempo, 2016.

DEUS, Zélia Amador de. 2021. Mulheres Negras e Ciência. Artigo publicado em: http://www.

j o r n a l d a c i e n c i a . o r g . b r / e d i c o e s / ? u r l = h t t p : / / j c n o t i -

cias.jornaldaciencia.org.br/20-mulheres-negras-e-ciencia/

______________________. Caminhos trilhados na luta antirracista. 1ª ed., Belo Horizonte.

Autêntica, Coleção Cultura Negra e Identidade, 2020.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê. 2020.

GONZALEZ, Lélia. Primavera para as Rosas Negras. Diáspora Africana: Editora Filhos da

África. 2018.

HOOKS, bell. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante. 2020.

LORDE, Audre. Irmã Outsider: Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

MOURA, Beatriz Martins. Mulheres de Axé e o Território da Universidade: Encruzilhando

Epistemologias e Refundando Pedagogias. 2021. Tese (Doutorado em Antropologia Social).

UnB- DAN, 2021

MUNZANZU, Carla Ramos. Notícias sobre um Levante - Black Women Scholars in Brazil:

Feitiço, Insubmissão, Etno(Orí)graphy and Critical Intervention in the University. 2019.

Tese (Doutorado em Black Studies). University of Texas at Austin, 2019.

Downloads

Publicado

12/16/2022

Como Citar

MARTINS MOURA, Beatriz. Docência negra e a elaboração de salas de aula contra hegemônicas. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 48–56, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/46177. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Caderno Virgínia Bicudo