A potência das narrativas e a micropolítica do cuidado: O atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em um hospital de urgência na periferia de São Luís- MA

Autores

  • Talita Melo de Carvalho

Palavras-chave:

Violência Contra a Mulher. Sistema Único de Saúde, Antropologia da Saúde

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir questões que atravessam o cuidado em saúde, utilizando, como fio condutor, experiências vividas por uma profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica internadas em um Hospital de Urgência e Emergência na periferia de São Luís (MA). As narrativas possibilitadas e produzidas no âmbito do serviço de saúde revelam a capacidade de transformação de afetos em encontros entre profissionais e usuárias/pacientes, promovendo novas perspectivas e possibilidades de atuação na dimensão da micropolítica. A partir da ideia da potência dessas narrativas, o artigo observa como os corpos de mulheres violentadas podem ser recebidos e  percebidos nesses serviços e inicia uma reflexão de como as abordagens sem o acolhimento adequado podem atravessar de forma agressiva as histórias singulares e os contextos de mulheres na construção e promoção do cuidado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORDEIRO, Débora. Por que algumas mulheres não denunciam seus agressores? Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n °. 27, p. 365-383, 2018.

DOURADO, Suzana de Magalhães e NORONHA, Ceci Vilar. Marcas visíveis e invisíveis. Danos ao rosto feminino em episódios de violência conjugal. Revista Ciência & Saúde Coletiva, vol. 20, n °. 9, p. 2911-2920, 2015.

FERRANTE et al., Violência contra a mulher: a percepção dos médicos das Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto - São Paulo. Interface Comunicação e Saúde, vol. 13, n °. 31, p. 99-287, 2009.

FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. 1ª ed. Porto

Alegre: Rede UNIDA, 2014.

FRANCO, Túlio Batista, MERHY, Emerson Elias. Cartografias do trabalho e cuidado em saúde. Revista Tempus Actas Saúde Coletiva, vol. 06, n °. p.151-163, 2012.

FRANZOI, Neusa Maria et al., Violência de gênero: concepções de profissionais das equipes de saúde da família. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 19, n °. 3, p. 589-597, 2011.

KOFES, Suely. Experiências sociais, interpretações individuais. Cadernos Pagu, n °. 03, p.117-141, 1994.

KOFES, Suely e MANICA, Daniela. Narrativa biográficas: que tipo de antropologia isso pode ser? In: Vida & grafias: narrativas antropológicas entre biografia e etnografia. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015, p. 14-39.

LIMA, Stenia. Os profissionais de saúde e a atenção à mulher em situação de violência sexual: um estudo nos serviços de referência do município de Natal-RN, 2013. Tese (Mestrado em Saúde Pública) Fiocruz, Rio de Janeiro, 2013.

MATTINGLY, Cheryl. Performance narratives in the clinical world. In: HURWITZ, Brian; GREENHALGH, Trisha; KULTANS, Vieda (Orgs.). Narrative research in health and illness. Oxford: Blackwell Publishing, 2004, p. 73-94.

MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.

MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1994.

MINAYO, Maria Cecília. In: NJAINE, Kathie et al. (Orgs.). Impactos da Violência na Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz, 2010.

MINAYO, Maria Cecília. Violência social sob a perspectiva da saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, vol.10, p.7-18, 1994.

PEDROSA, Claudia Mara; SPINK, Mary Jane Paris. A violência contra mulher no cotidiano dos serviços de saúde: desafios para a formação médica. Revista Saúde Sociedade, vol. 20, n °. 1, p. 124-135, 2011.

RABELO, Miriam, et al. “Apresentação” e “Introdução”. In: Experiência de doença e narrativa. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999, p. 9-41.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.

Downloads

Publicado

05/17/2021

Como Citar

MELO DE CARVALHO, Talita. A potência das narrativas e a micropolítica do cuidado: O atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em um hospital de urgência na periferia de São Luís- MA. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 16, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/38015. Acesso em: 25 abr. 2024.