Universidade da Floresta: Uma aproximação etnográfica
Palavras-chave:
Amazônia;, Acre., Universidade., Biodiversidade., Conhecimentos tradicionais., Amazônia.Resumo
A Universidade da Floresta foi um projeto que há alguns anos buscou a
implementação de um modelo inovador de ensino superior na Amazônia
brasileira, que pudesse aliar pesquisa avançada na área de biodiversidade com
conhecimentos tradicionais de populações locais. A partir de uma etnografia
realizada em alguns eventos importantes do processo negociador desse projeto,
pretende-se analisar controvérsias existentes nesaa iniciativa de integração
de conhecimentos científicos e tradicionais, em diálogo com a sociologia e a
antropologia das ciências.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. Coleção Grandes
Cientistas Sociais, Nº 37. São Paulo: Ática, 1983 [1976].
________________. Os usos sociais da ciência. São Paulo:
Editora UNESP, 2003 [1998].
DI DEUS, Eduardo. Biodiversidade no Brasil: uma abordagem
antropológica sobre a domesticação de um conceito.
Dissertação de Graduação, Departamento de Antropologia,
Universidade de Brasília, 2005.
134
Universidade da Floresta: Uma aproximação etnográfica... Eduardo di Deus
GIBBONS, Michael; LIMOGES, Camille; NOWOTNY, Helga;
SCHWARTZMAN, Simon; SCOTT, Peter; TROW, Martin.
The New Production of Knowledge: the dynamics of
science in contemporary societies. London: Sage, 1994.
NOWOTNY, Helga; SCOTT, Peter; GIBBONS, Michael. Rethinking
Science. Cambridge: Polity Press, 2001.
LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. Rio de Janeiro: Ed
34, 1994 [1991].
______________. Ciência em Ação: como seguir cientistas e
engenheiros sociedade afora. São Paulo: Ed. UNESP, 2000
[1986].
LITTLE, Paul. Conhecimentos tradicionais para o século XXI:
Etnografias da Intercientificidade. São Paulo: Annablume,
2010.
MERTON, Robert K. Sociologia: ideologia e estrutura. São
Paulo: Mestre Jou, 1968.
NADASDY, Paul. The Anti-politics of TEK: The Institutionalization
of Co-management Discourse and Practice. Anthropologica,
2005, 47(2), pp. 215-232.
SOBRAL, Fernanda da Fonseca. A Universidade e o Novo Modo
de Produção do Conhecimento, Caderno CRH, nº 34, p-265-
275, jan/jun 2001.
___________________________. Desafios das ciências sociais
no desenvolvimento científico tecnológico contemporâneo. In:
Sociologias, UFRGS, Porto Alegre, Ano 6, Nº 11, p. 220-237,
jan/jun 2004.











