Antropologia e colonialidade: breve antropologia de antropólogos/as da UFPE em seus ritos e experiências de aprendizagem
Palavras-chave:
Fato social, Mary Douglas, Teoria ator-redeResumo
Como a percepção da realidade é modificada pela antropologia? Para responder essa pergunta propomos um experimento: etnografar o desenvolvimento de uma disciplina de teoria antropológica em uma Pós-graduação em Antropologia de uma universidade federal. Assim, partindo da ideia de que a ciência pode ser considerada como um fato social construímos análises a partir da observação participante durante o primeiro semestre letivo de 2019 em aulas da cadeira de História e Teoria Antropológica I, que ocorria semanalmente à s terças-feiras, na Universidade Federal de Pernambuco. A escrita deste artigo foi feita pelo professor e pelo aluno da disciplina, num exercício, nem sempre confortável, pensado para tencionar posições (pontos de vista) distintas e construir interpretações formuladas no encontro entre a percepção do professor e a do aluno. A hipótese de trabalho, ou pressuposto, é de que a interpretação antropológica da realidade social produz efeitos sobre a percepção, a visão de mundo, de todos os atores envolvidos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.