Uma leitura de Weber e Durkheim para a relação Estado-Sociedade, em esboço para uma análise do governo eletrônico

Autores

  • Marcello Cavalcanti Barra

Palavras-chave:

Governo eletrônico (e-gov), Relação Estado-sociedade, Democracia comunicativa

Resumo

Através de uma leitura de Max Weber e Émile Durkheim sobre o espírito da relação entre Estado e sociedade, e também de seus conceitos de Estado e a sociedade, este ensaio procura relacionar o pensamento dos dois clássicos da Sociologia com o governo eletrônico (e-gov) brasileiro. Durkheim associa democracia à comunicação, sendo que a internet mostra-se bastante adequada como ferramenta e meio de comunicação do Estado vislumbrado por Durkheim. Durkheim mostra também a  importância do Estado na sociedade; na  internet, uma das  formas de  indicar essa importância é através do e-gov. Weber apresenta um ferramental para o pesquisador refetir sobre sua pesquisa, procurando evitar a normatividade e sem apresentar um guia  simplifcado de “como  fazer”. Weber e Durkheim ajudam à proposição, neste trabalho, da questão  sobre  se o e-gov não  serve como  legitimador do Estado, uma ampliação da representatividade do Estado legitimaria o e-gov?

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Biografia do Autor

Marcello Cavalcanti Barra

Marcello Cavalcanti Barra (cello@unb.br) é Especialista em Políticas Públicas  e  Gestão  Governamental  (EPPGG),  do  Ministério  do  Planejamento. É  pesquisador  do  Ipea  e  da  UnB  ”“  grupo  “Ciência,  Tecnologia  e  Educação  na Contemporaneidade”. Membro das revistas Res Pvblica (EPPGG/Anesp), Revista do Serviço Público (Enap) e Desafos do Desenvolvimento (Ipea). Está com o livro “O Leviatã eletrônico” no prelo.

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Publicado

08/23/2012

Como Citar

BARRA, Marcello Cavalcanti. Uma leitura de Weber e Durkheim para a relação Estado-Sociedade, em esboço para uma análise do governo eletrônico. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 10, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/19603. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos