O Consumo da Telenovela Brasileira em Países Africanos

Autores

  • Chirley Ferreira Mendes (UnB)

Palavras-chave:

Telenovela, Brasil, Consumo, Africanos, Fluxos

Resumo

O presente artigo traz alguns dados preliminares de pesquisa etnográfica acerca do consumo das telenovelas brasileiras em alguns países africanos de língua portuguesa. O objetivo é tratar a exportação da cultura brasileira para estes países por meio das telenovelas e questionar os limites de suas influências nestes contextos. Para tanto privilegiaremos o diálogo com as percepções e imagens que esses sujeitos formulam sobre o Brasil nas formas como se apropriam das narrativas televisivas a partir de seus contextos locais, bem como visualizar outros fluxos possíveis que são alimentados pelo consumo da telenovela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adorno, T. W. (1968). “A indústria cultural.” In Comunicação e Indústria Cultural,
editado por Gabriel Cohn, 287-295. Traduzido por Amélia Cohn. 2.
ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.
Adorno, T. W. (1963). “Televisão, consciência e indústria cultural.” In Comunicação
e Indústria Cultural, editado por Gabriel Cohn, 346-354. Traduzido
por Gabriel Cohn. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional,
1975.
Alencar, M. A Hollywood brasileira: um panorama da telenovela no Brasil.
Rio de Janeiro: Senac, 2002.
Almeida, H. B. de. Telenovela, consumo e gênero: “muitas mais coisas”.
Bauru, SP: EDUSC, 2003.
Andrade, R. M. B. de. O fascínio de Scherazade: os usos sociais da telenovela.
1. ed. São Paulo: Annablume, 2003.
Ang, I. “A ficção televisiva no mundo: melodrama e ironia em perspectiva
global.” In Matrizes 4 (1) (2010): 83-99.
Borelli, S. H. S. “Telenovelas brasileiras: balanços e perspectivas.” São Paulo
em Perspectiva 15 (3) (2001): 29-36.
Buonanno, M. “Além da proximidade cultural: não contra a identidade, mas
a favor da alteridade. Para uma nova teoria crítica dos fluxos televisivos
internacionais.” In Telenovela: internacionalização e interculturalidade,
editado por Maria Immacolata V. de Lopes, 331-360. São Paulo: Loyola,
2004.
Campbell e Barbosa. “O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas.”
In Cultura, consumo e identidade, editado por L. Barbosa, e C.
Campbell. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.
Douglas, M., e B. Isherwood (1979). Prefácio de O mundo dos bens: para
uma antropologia do consumo, 25-48. Introdução à edição de 1996. Os
usos dos bens, 101-118. Traduzido por Plínio Dentzien. Rio de Janeiro:
Editora UFRJ, 2004.
Hamburger, E. O Brasil Antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Ed., 2005.
Horkheimer, M., e T. W. Adorno. “A indústria cultural. O iluminismo como
mistificação de massas.” In Teoria da Cultura de Massa, editado por
Luiz Costa Lima, 159-204. Traduzido por Júlia Elisabeth Levy. 3. ed. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
La Pastina, A. C. “Recepção de telenovelas e o cisma entre produção nacional,
distribuição global e consumo local.” In Telenovela: internacionalização
e interculturalidade, editado por M. I. V. de Lopes, 361-381. São
Paulo: Loyola, 2004.
Leal, O. F. A leitura social da novela das oito. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1990.
Lopes, M. I. V., S. H. S. Borelli, e V. da R. Resende. Vivendo com a telenovela:
mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus,
2002.
Lopes, M. I. V. de. “Narrativas televisivas e identidade nacional: o caso da
telenovela brasileira.” Apresentação no XXV Congresso Brasileiro de
Ciências da Comunicação, Salvador, setembro 2002.
Martín-Barbero, J. “Viagens da telenovela: dos muitos modos de viajar em,
por, desde e com a telenovela.” In Telenovela: internacionalização e
interculturalidade, editado por M. I. V. de Lopes, 23-46. São Paulo:
Loyola, 2004.
Lopes, M. I. V. de., e G. REY. “As narrações televisivas nos anos 90.” In Os
exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. Traduzido
por Jacob Gorender. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
Micels, S. Mª. P. de B. “Imitação da vida.” Dissertação de mestrado, Departamento
de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, 1974.
Miller, D. “Consumption and Commodities.” Annual Reviews Anthropology
24 (1995):141-161.
Morin, E. Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo. 2.ed. Rio de
Janeiro/São Paulo: Forense, 1969.
Ortiz, R. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural.
5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
Ortiz, R., S. H. S. Borelli, e J. M. Ramos. Telenovela. História e Produção. 2.
ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
Weiss, Brad. “Thug realism: inhabiting fantasy in urban Tanzania.” Cultural
Anthropology 17 (1) (2002): 93-124.

Downloads

Publicado

03/15/2013

Como Citar

MENDES (UNB), Chirley Ferreira. O Consumo da Telenovela Brasileira em Países Africanos. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 11, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/19578. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos