Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior: uma análise comparativa centrada no contexto de produção e nas referências teóricas dos autores

Autores

  • Luis Claudio Palermo (PPCIS/UERJ) (UERJ/Doutorando em Ciências Sociais)

Resumo

A proposta central deste artigo é analisar, comparativamente, elementos importantes concernentes às teses de dois dos principais intelectuais brasileiros que estudaram a formação do Brasil e, por conseguinte, abordaram tanto o tema da escravidão como o do papel do negro na nossa sociedade: Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior. A metodologia empregada contempla a hermenêutica textual, com privilégio para a compreensão das teses dos autores sob o ponto de vista do seu contexto e dos referenciais teóricos de cada um. O objetivo principal é analisar em que medida os referenciais teóricos, o contexto de produção e a posição político-ideológica dos autores contribuíram para a formação de suas teses. Ademais, visa-se apontar fatores positivos e algumas críticas às obras analisadas. Como consequência, pretende-se oferecer tanto uma forma de compreender tais obras como dar uma contribuição teórico-metodológica que possa cooperar com pesquisas relacionadas à historiografia.

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

PALERMO (PPCIS/UERJ), L. C. Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior: uma análise comparativa centrada no contexto de produção e nas referências teóricas dos autores. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 13, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/13616. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos