MITOS DE ORIGEM E MEMÓRIA COLETIVA: UM ESTUDO DE GRUPOS QUE MIGRARAM A PARTIR DE POLÍTICAS OFICIAIS DE COLONIZAÇÃO PARA UMA CIDADE DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

Autores

  • Natália Araújo de Oliveira (UFRGS) UFRGS

Resumo

O objetivo do presente artigo é mostrar os mitos coletivos de origem dos Pioneiros e Gaúchos, grupos que migraram para a Amazônia Legal brasileira a partir de políticas de colonização oficiais e também dos indígenas da etnia Xavante, primeiros habitantes da região, revelando, por conseguinte, o relacionamento entre eles. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica na cidade de Nova Xavantina/MT. Como resultado, a pesquisa revela que as ideologias apresentadas pelo governo nas políticas de colonização foram incorporadas à memória coletiva de cada grupo e, portanto, eles divergem quanto ao pioneirismo na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/11/2014

Como Citar

OLIVEIRA (UFRGS), Natália Araújo de. MITOS DE ORIGEM E MEMÓRIA COLETIVA: UM ESTUDO DE GRUPOS QUE MIGRARAM A PARTIR DE POLÍTICAS OFICIAIS DE COLONIZAÇÃO PARA UMA CIDADE DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 12, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/13600. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos