A Ayahuasca como caminho de autoconhecimento e conexão com os saberes ancestrais
DOI :
https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v9i1.57963Mots-clés :
AYAHUASCA, ESPIRITUALIDADE, AUTOCONHECIMENTORésumé
Este texto tem como propósito compartilhar uma trajetória pessoal do que tem sido uma jornada de aprofundamento espiritual que começou quando participei, pela primeira vez, de uma cerimônia com ayahuasca, em 2015. Isso lançou o autoconhecimento como uma necessidade urgente em mim, em vez das angústias existenciais que permeavam minha vida. Desde então, o uso ritual da ayahuasca tornou-se uma pedra angular do meu caminho espiritual, catalisando mudanças profundas e duradouras na minha consciência, nos meus relacionamentos e no meu modo de ser no mundo.
Téléchargements
Références
Referências
BARROS, V. Interfaces entre saúde e religião no processo de cura: perspectivas antropológicas em debate. Revista Magistro, v. 2, n. 22, 2020.
FERNANDES, S. Xamanismo e neoxamanismo no circuito do consumo ritual das medicinas da floresta. Horizontes Antropológicos, v. 24, n. 51, p. 289-314, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-71832018000200011
LABATE, B. C.; ARAÚJO, W. S. (Orgs.). O Uso Ritual da Ayahuasca. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 2002.
MERCANTE, M. Reflexos: ayahuasca, espiritualidade, imaginação e dependência. Salvador: EDUFBA, 2020.
SANTOS, S. C. Ayahuasca e o sagrado feminino: a dimensão de cura no círculo de mulheres. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais). Guarulhos: UNIFESP, 2023. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67060.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Calundu 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution ( https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ ) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o encerramento do processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

