A Saúde desde os Terreiros: desafios da política nacional de saúde integral da população negra na perspectiva das religiões de matrizes africanas

Autores

  • Wanderson flor do nascimento Universidade de Brasília - UnB
  • José Marmo da Silva RENAFRO

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v6i2.46421

Palavras-chave:

Equidade em Saúde, Terreiros, Saúde da População Negra, Enfrentamento ao Racismo

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os sentidos e ações da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro) e suas contribuições para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, apontando como a Rede e os terreiros a ela vinculados percebem os processos de saúde e adoecimento, a importância do enfretamento ao racismo e a fundamental presença dos povos de terreiro na participação do controle social, seja por ocuparem uma visão privilegiada sobre os limites e necessidades das políticas de saúde, seja pela partilha de saberes, valores e práticas ancestrais na prevenção e promoção da saúde. Aponta, ainda, os desafios e potencialidades de parcerias entre a Renafro e sistema Único de Saúde (SUS), na busca por equidade em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson flor do nascimento, Universidade de Brasília - UnB

Professor do Departamento de Filosofia da UnB, do Programa de Pós-graduação em Bioética (FS-UnB), do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB), do Programa de Pós-Graduação em Metafísica (IH/UnB), e colaborador dos programas de mestrado profissional em Sustentabilidade junto ao Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB) e Filosofia - PROF FILO - (Multi-institucional, Pólo UFT). Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq). Membro do Núcleo de Estudos sobre Filosofias Africanas "Exu do Absurdo" (NEFA/UnB) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CEAM/UnB).

José Marmo da Silva, RENAFRO

Foi um educador, dentista e Ogan do Candomblé, profundamente comprometido com o fortalecimento dessa política, a partir da interação com as comunidades de Terreiro. Ele foi fundador e coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro), dedicando seu trabalho a mobilizar iniciativas nos terreiros e reverberar as já existentes no campo da saúde da população negra, da educação popular em saúde e da busca da equidade em saúde.

Referências

ALVES, Miriam Cristiane; SEMINOTTI, Nedio. Atenção à saúde em uma comunidade tradicional de terreiro. Revista de Saúde Pública, v.43, Supl.1, p. 85-91, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde/SEGEP/DAGEP. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Uma política do SUS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

FLOR DO NASCIMENTO, wanderson. O fenômeno do racismo religioso: desafios para os povos tradicionais de matrizes africanas. Revista Eixo, vol. 6, nº 2 (Especial), p. 51-56, 2017.

GOMES, Márcia Constância Pinto Aderne. Projeto: Yle Ayie yaya ilera (Saúde plena na casa desta existência): equidade e integralidade em saúde para a comunidade religiosa afro-brasileira. Interface (Botucatu), v.14, n.34, p.663-72, setembro de 2010.

MANDARINO, Ana Cristina de Souza; GOMBERG, Estélio. Dimensões sociais e terapêuticas contemporâneas da religião afro-brasileira Candomblé. RELIGARE – Revista de Ciências das Religiões, n. 6, p. 9-22, 09/2009.

MANDARINO, Ana Cristina de Souza; JESUS, Alexnaldo Neves de; PASSY, Regina; GOMBERG, Estélio. Percursos e significados terapêuticos na religião afro-brasileira Candomblé. Fórum Sociológico, n. 22, p. 43-51, 2012.

MELO, Márcio Luiz; OLIVEIRA, Simone Santos. Saúde, religião e cultura: um diálogo a partir das práticas afro-brasileiras. Saúde e Sociedade. São Paulo, v.22, n.4, p.1024-1035, 2013.

MONTERO, Paula. Da doença à desordem: a cura mágica na Umbanda. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

MORAIS, Mariana Ramos de. “Povos e comunidades tradicionais de matriz africana” no combate ao “racismo religioso”: a presença afro-religiosa na Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Religião e Sociedade, n. 41, vol. 3, p. 51-73, 2021.

MOTA, Clarice Santos; TRAD, Leny Alves Bomfim. A gente vive pra Cuidar da População: Estratégias de Cuidado e Sentidos Para a Saúde, Doença e cura nos terreiros de Candomblé. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.20, n. 2, p.325-337, junho de 2011.

PINTO, Elisabete Aparecida et al. O diabo mora ao lado: representações sociais de profissionais de saúde e adeptos do Candomblé sobre as práticas de saúde desenvolvidas em terreiros de Candomblé no município de São Francisco do Conde, Bahia. In: Seminário Nacional Sociologia & Política, 2011, Curitiba. Anais do Seminário Nacional de Sociologia & Política, Curitiba, UFPR, v. 12, p.3-20, 2011.

SERRA, Ordep. Saúde e salvação na trilha das crianças: os erês num terreiro angola. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. Brasília, 1978.

SERRA, Ordep; PECHINE, Maria Cristina Santos; PECHINE, Serge. Candomblé e políticas públicas de saúde em Salvador, Bahia. Mediações, Londrina, v. 15, n.1, p. 163-178, Jan/Jun. 2010.

SILVA, José Marmo da (org.). Religiões afro-brasileiras e saúde. São Luís: Centro de Cultura Negra, 2003.

SILVA, José Marmo da. Religiões e Saúde: a experiência da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Saúde e Sociedade. São Paulo, v.16, n.2, p.171-177, 2007.

SILVA, José Marmo da; DACACH, Solange; LOPES, Fernanda. Atagbá: guia para a promoção da saúde nos terreiros. Rio de Janeiro: Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, 2005.

TEIXEIRA, Maria Lina Leão. A encruzilhada do ser: representações sobre a (lou)cura em terreiros de Candomblé. Tese de Doutorado, FFLCH/Depto. de Antropologia/USP, 1994.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

flor do nascimento, W., & Silva, J. M. da. (2023). A Saúde desde os Terreiros: desafios da política nacional de saúde integral da população negra na perspectiva das religiões de matrizes africanas. Revista Calundu, 6(2), 5–18. https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v6i2.46421