Reflexões sobre Humanidade e Universalidade nos Estudos dos Direitos Humanos a partir de Bunseki Fu-Kiau
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v5i1.36616Palavras-chave:
PortuguesResumo
O presente artigo tateia algumas discussões em torno dos fundamentos dos Direitos Humanos a partir de provocações trazidas no estudo da filosofia e do cosmograma Bakongo, promovido por Bunseki Fu-Kiau. Neste esforço, pretende-se promover debates na vasta seara da Filosofia do Direito e do Constitucionalismo em busca de repensar as ideias de humanidade e universalidade, refletindo também outras discussões em torno do conceito de justiça e de pessoalidade, entrecruzando contribuições de Aza Njieri, Ailton Krenak, Boaventura de Sousa Santos, Sérgio São Bernardo, Thula Pires e Eduardo Viveiros de Castro, mobilizando também perspectivas oferecidas pela obra de Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. Dissertação de mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2006.
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Sobre os candomblés como modo de vida: Imagens filosóficas entre Áfricas e Brasis. Revista Ensaios Filosóficos, Volume XIII, 2016.
FU-KIAU, Kimbwandende kia Bunseki. Self-Healing Power and Therapy. Nova York: Vantage Press, 1991a.
__________. Mokina ye Bafwa: la conversation avec les morts. Kumba: Luyalungunu lwa Kûmba nsi, 1991b.
__________. African Cosmology of the Bantu-Kongo: Principles of Life & Living. Nova Iorque: Athelia Henrietta Press, 2001.
GALLARDO, Helio. Teoria crítica: matriz e possibilidade de direitos humanos. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
HAWKING, Stephen. O Universo Numa Casca de Noz. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MBEMBE, Achille. Políticas da Inimizade. Lisboa: Antígona, 2017.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.
__________. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. São Paulo: Perspectiva, 2019.
NOGUERA, Renato. “Denegrindo a educação: Um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade”. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Número 18, mai.-out., pp. 62-73, 2012.
OLIVEIRA, Eduardo. Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007.
PIRES, Thula. “Por um constitucionalismo ladino-amefricano”. In.: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.
RAMOSE, Mogobe B. “Sobre a legitimidade e o estudo da filosofia africana”. Ensaios Filosóficos, n.4, pp.6-25, 2011.
RUFINO, Luiz. Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, 2017.
SÃO BERNARDO, Augusto Sérgio dos Santos de. “Kalunga e o Direito: A emergência de um Direito inspirado na ética afro-brasileira”. Hendu, V.7, pp. 65-75, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019a.
__________. O pluriverso dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2019b.
SANTOS; Boaventura de Sousa; CHAUÃ, Marilena. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos Bantu-Kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. Tese de Doutorado apresentada ao programa de Estudos da Tradução da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2019.
SIMAS, Luiz Antonio. Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no Mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.
__________. Flecha no Tempo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
__________. Encantamento: sobre política de vida. Rio de Janeiro: Mórula, 2020.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Calundu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution ( https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ ) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o encerramento do processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.