A A Experiência do Teatro Negro e a Ideia de um Teatro de Nação através do Baraperspectivismo

Autores

  • Rodrigo dos Santos Ilè Omiojúàrò

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v4i2.35002

Resumo

O baraperspectivismo é um conceito que provem do exame do simbolismo dos mitos de Exu e se conjuga com o propósito de produzir uma reflexão sobre relações raciais em termos artísticos, filosóficos e políticos, em que não se estabeleça uma hierarquia entre impulsos criativos e impulsos cognitivos, partindo do pressuposto de que o pensamento se produz através de uma relação entre impulsos e afetos. Assim, o presente trabalho faz uma abordagem dos principais aspectos que caracterizam a concepção de teatro para o baraperspectivismo, a partir de sua ligação com a experiência vivida na companhia de teatro negro carioca Cia dos Comuns. A ideia de teatro para o baraperspectivismo corresponde à concepção de um teatro de nação relacionada à criação de uma poética da revolta, que procura pensar a teatralidade da violência e da agressividade como estratégia de superação do complexo de inferioridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Carlos Eduardo Moreira de. [et al.]. Cidades negras: africanos, crioulos e espaços urbanos no Brasil escravista do século XIX. São Paulo: Alameda, 2006.

CÉSAIRE, Aimé. Discours sur le colonialisme. Paris: Présence Africaine, 2004.

DIAS, Luiz Sérgio. Quem tem medo da capoeira? Rio de Janeiro: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira, Salvador: EDUFBA, 2008.

FANON, Frantz. Oeuvres. Paris, La Découverte, 2011.

JAMES, C.L.R. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos. Tradução de Afonso Teixeira Filho. São Paulo: Boitempo, 2010.

JAMES, C.L.R. Toussaint Louverture: the story of the only successful slave revolt in history. Duham e Londres: Duke University Press, 2013.

MEIRELLES, Marcio. [com a colaboração de Débora de Almeida, Gustavo Mello e Cia dos Comuns] A roda do mundo. Rio de Janeiro: mimeo, 2001.

MEIRELLES, Marcio. [com a colaboração dos atores do Bando de Teatro Olodum do elenco original do espetáculo: Agnaldo Buiu (Brogojô), Auristela Sá (Flávia Karine), Cássia Vale (Marilda Refly), Cristóvão da Silva (Patrocinado), Fernando Araújo (Nego John), Gerimias Mendes (Seu Gereba), Jorge Washington (Taíde), Lázaro Machado (Edmilson/Edileuza), Lázaro Ramos (Wensley de Jesus), Leno Sacramento (Abará), Merry Batista (Doutora Janaina), Nildes Vieira (M. C. Patrícia), Rejane Maia (Rose Marie), Tânia Toko (Dandara) e Valdinéia Soriano (Jaqueline) e dos atores que participam ou participaram do Bando e fizeram substituições, ao longo dos oito anos em que o espetáculo está em cartaz: Arleth Dias (Dandara), Elane Nascimento (Dandara), Érico Brás (Wensley e depois Patrocinado), Gustavo Melo (Wensley), S. L. Laurentino (Abará e depois Wensley) e Vinício Nascimento (Abará e depois Wensley)] Cabaré da rrrrrraça. Salvador: mimeo, 2005.

SANTOS, Juana Elbein dos. [Deoscoredes Maximiliano dos Santos (Mestre Didi Axipá)] Èsù. Salvador: Corrupio, 2014.

SANTOS, Rodrigo dos. Elegbára beat: um comentário cênico sobre o poder. São Paulo: em processo de criação, 2020.

SOARES, Carlos Eugênio Líbano. A negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro 1850 ”“ 1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, DGDI, Divisão de Editoração, 1994.

SODRÉ, Muniz. [e Luís Filipe de Lima] Um vento sagrado Um Vento Sagrado: história de vida de um adivinho da tradição nagô-kêtu brasileira. Rio de Janeiro: Mauad, 1996. 5. ed., 2014.

TOWA, Marcien. A ideia de uma filosofia negro-africana. Tradução de Roberto Jardim da Silva. Belo Horizonte: Nandyala; Curitiba: NEAB-UFPR, 2015.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silencing the past: power and the production of history. Boston: Beacon Press Books, 2015.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

dos Santos, R. . (2021). A A Experiência do Teatro Negro e a Ideia de um Teatro de Nação através do Baraperspectivismo. Revista Calundu, 4(2), 26. https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v4i2.35002