O Discurso Contra Colonial de Mestras de Axé: trajetórias de racismo religioso na educação e processo de resistência feminina

Autores

  • Melina Sousa da Rocha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v4i1.30644

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Sousa da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora de Língua Portuguesa para Ensino Fundamental II na rede estadual de Minas Gerais. Licenciada pela Faculdade de Letras (FALE) e Mestra em educação pela Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Compõe a Cooperativa de Pesquisadores Negros (CPP) como instrutora de análise de gênero, raça e classe. Foi monitora na Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI). Desenvolveu pesquisas junto ao Núcleo de Estudos Raciais e Ações Afirmativas (NERA), que integra o programa Ações Afirmativas da UFMG, e ao CEALE (Centro de Estudos em Alfabetização e Letramento) . Participou como bolsista e pesquisadora no programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes, vinculado a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (FAFICH).

Referências

BAGNO, Marcos. “O impacto das línguas bantas na formação do português brasileiro”. Cadernos de Literatura em Tradução, n. 16, maio 2016. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/clt/article/view/115266>. Acesso em: 10 de abril de 2020.

GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. União dos Coletivos Pan-Africanistas (Org.). São Paulo: Editora Diáspora Africana, 2018.

RIOS, Guilherme. “Representações discursivas do letramento em contextos locais: entre discursos dominantes e dominados”. In: SATO, Denise; TAMAÊ, Júnior; LOPES, José Ribamar (Org.): Contribuições da análise de discurso crítica no Brasil: uma homenagem à Izabel Magalhães. Campinas: Editora Fonte, 2013.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília: INCIT, 2015.

SANTOS, Milton. “As cidadanias mutiladas”. In: Lerner, Júlio (Org.): O Preconceito. São Paulo: Imprensa Oficial do estado, 1996 – 1997.

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Sousa da Rocha, M. (2020). O Discurso Contra Colonial de Mestras de Axé: trajetórias de racismo religioso na educação e processo de resistência feminina. Revista Calundu, 4(1). https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v4i1.30644