Pesquisas e relatos das culturas infantis na Umbanda e Candomblé: 2014 a 2016
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v2i2.12437Palavras-chave:
Sociologia da Infância. Umbanda. Candomblé. Culturas Infantis.Resumo
O artigo apresenta questões de como a infância é vista e cuidada nas Religiões Umbanda e Candomblé. O objetivo é evidenciar a posição da infância como categoria geracional, nas Religiões da Umbanda e Candomblé e refletir sobre as culturas infantis, nesses contextos religiosos. Argumenta que a categoria infância nestas religiões têm a família como fator de entrada e ao mesmo tempo a categoria geracional dos adultos, têm olhares e cuidados diferenciados em relação as crianças serem ou não iniciadas na Umbanda e no Candomblé. As culturas infantis estão presentes nessas religiões, mas há poucas evidências destas na Umbanda, por haver poucas pesquisas em relação as crianças. E no Candomblé há mais pesquisas com crianças, mas com o foco voltado para a aprendizagem e relacionando com a escola. Como conclusão indica que há uma necessidade enorme de pesquisas voltadas para a infância nas Religiões Umbanda e Candomblé e principalmente com o foco na escuta das crianças e não apenas relatos dos adultos.
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