Rafael Bordalo Pinheiro, pintor da modernidade? Reflexões a partir do opúsculo de Baudelaire
Palavras-chave:
Bordalo. Baudelaire. Modernidade. Caricatura. RisoResumo
Neste artigo, propomos uma interpretação da obra do caricaturista oitocentista português, Rafael Bordalo Pinheiro, a partir do ensaio de Charles Baudelaire, «Le Peintre de la vie moderne». Esta leitura segue um triplo propósito: determinar um conjunto de correspondências entre o que o autor francês preconiza e o que os trabalhos de Bordalo revelam; refletir sobre a respetiva relação com a Modernidade e, por essa via, sobre a nossa própria; caracterizar o modo privilegiado como a caricatura se inscreve no etos moderno. Esse percurso leva-nos a introduzir a ideia, que cremos inovadora, de um riso de inclusão, a par dos já convencionais riso de exclusão e riso de acolhimento.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften, Bd.1, Teil 2, Frankfurt-am Main, Suhrkamp, BERGSON, Henri. Le rire. Essai sur la signification du comique, Paris, Puff, 2007.
BORDALO, Rafael Pinheiro. Álbum de Caricaturas, Phrases e Anexins da Língua Portuguesa, Lisboa Livraria Editora de Mattos Moreira, 1876.
______ No Lazareto de Lisboa, Lisboa, Empreza Litteraria LusoBrazileira ”“Editora, 1881.
______ O António Maria, 1.º volume, Lisboa, Typographia A Editora, 1879.
______ O Binóculo: Hebdomadário de caricaturas, Espectáculos e Litteraturas, Lisboa, Typographia Portugueza, 1870, apud João Cotrim, art. cit.
COTRIM, João. «Espinho Cravado», Guia do Museu Rafael Bordalo Pinheiro, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa et al., 2005.
DUPRÉEL, Eugène. « Le problème sociologique du rire », Essais pluralistes, Paris, PUF, 1949.
ECO, Umberto. Comment voyager avec un saumon, Paris, Le Livre de poche, 1997.
FRANÇA, José-Augusto. «O Zé Povinho, sempre o Mesmo», Guia do Museu Rafael Bordalo Pinheiro, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa et al., 2005.
______ Raphael Bordalo Pinheiro, Caricaturista Político, Lisboa, Terra Livre, 1976.
FOUCALT, Michel. « Qu’est-ce que les Lumières ?», Dits et écrits IV, Paris, Gallimard, 1984.
______ Les mots et les choses, Paris, Gallimard, 1966.
HABERMAS, Jürgen. A Modernidade: um Projecto Inacabado, Lisboa, Nova Vega, 2013.
SPENCER, Herbert. «Da Fisiologia do Riso», apud Verena Alberti, O Riso e o Risível na História do Pensamento, Rio de Janeiro, Jorge Ziliar Editor, 2002.