Rafael Bordalo Pinheiro, pintor da modernidade? Reflexões a partir do opúsculo de Baudelaire

Autores

  • Luís Manuel A. V. Bernardo Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Bordalo. Baudelaire. Modernidade. Caricatura. Riso

Resumo

Neste artigo, propomos uma interpretação da obra do caricaturista oitocentista português, Rafael Bordalo Pinheiro, a partir do ensaio de Charles Baudelaire, «Le Peintre de la vie moderne». Esta leitura segue um triplo propósito: determinar um conjunto de correspondências entre o que o autor francês preconiza e o que os trabalhos de Bordalo revelam; refletir sobre a respetiva relação com a Modernidade e, por essa via, sobre a nossa própria; caracterizar o modo privilegiado como a caricatura se inscreve no etos moderno. Esse percurso leva-nos a introduzir a ideia, que cremos inovadora, de um riso de inclusão, a par dos já convencionais riso de exclusão e riso de acolhimento.

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Biografia do Autor

Luís Manuel A. V. Bernardo, Universidade Nova de Lisboa

Professor da Universidade Nova de Lisboa

Referências

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Publicado

18-05-2018

Como Citar

Bernardo, L. M. A. V. (2018). Rafael Bordalo Pinheiro, pintor da modernidade? Reflexões a partir do opúsculo de Baudelaire. Revista XIX, 2(5), 118–138. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaXIX/article/view/21829