Alteridade artística no século XIX

a assimilação ocidental da arte japonesa

Autores/as

  • José d'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Palabras clave:

Arte moderna. Alteridade. Arte japonesa. Imagem. Representação

Resumen

Este artigo busca esclarecer e discutir as relações entre a Arte Moderna e a arte japonesa, nas últimas décadas do século XIX. Mostra-se como, em contraste com a estética e com os modos de representação clássico e romântico, um dos pontos de ruptura de toda uma série de artistas ocidentais, que já podem ser classificados como modernos, foi precisamente uma nova postura com relação à Arte de outros povos, sendo que neste aspecto a assimilação da arte japonesa teria desempenhado um papel particularmente exemplar e transformador para a renovação da Arte Moderna ocidental desde a época dos pintores impressionistas. Neste sentido, demonstra-se como, a partir desta assimilação de alteridades artísticas como a japonesa, os modernos artistas ocidentais conseguiram recriar a sua própria arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FERMIGIER, André. Toulouse-Lautrec. New York: Praeger, 1969.

HASHIMOTO, Madalena. Pintura e Escritura do Mundo Flutuante: Hishikawa Moronobu e ukiyo-e lhara Saikaku e ukyo-zôshi, São Paulo: Hedra, 2002.

KEENE, Donald. The Japanese Discovery of Europe 1720-1830. Stamford, Califórnia: Stamford UniversityPress, 1969.

LAMBOURNE, Lionel. Japonisme Cultural Crossings between Japan and the West. London/New York: Phaidon Press, 2005.

MACHADO, Sonia Maria Farria. Presença da Arte Japonesa na obra de Monet. Rio de Janeiro: Arte Final, 1988.

MICHENER, James A. The Floating World. New York: Random House, 1954.

MICHENER, James A. Japanese Prints: From the Early Masters to the Modem. Rutland, Vermont: Charles E. Tuttle Company, 1972.

MULLER, Joseph Emile. O Fauvismo. São Paulo: Verbo, 1976.

MUNSTERBERG, Hugo. The Arts of Japan: An lllustrated History. Rutland, Vermont and Tokyo, Japan: Charles E. Tuttle Co., 1957.

NOVOTNY, F. Toulouse-Lautrec. London: Phaidon Press, 1.

PEDROSA, Mário. Japão e Arte Ocidental. In Otília Arantes (org.). Modernidade Cá e Lá - textos escolhidos. São Paulo: EDUSP, 2000.

SAID, Edward. Orientalismo - o Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhias das Letras, 2001.

SIGNAC. De Eugène Delacroix ao Neo-impressionismo. Paris : Ed. De Ia Revue Blanche, 1899.

STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

STERN, Harold P. Master Prints of Jappant: Ukiyo-e Hanga. New York: Harry N. Abrams, Inc., 1969.

WICHMANN, Siegried. Japonisme: the Japanese Influence on Western Art since 1958. New York: Thames & Hudson, 2007.

WHITFIELD, "Fauvismo" in Nikos STANGOS (org.), Conceitos da Arte Moderna Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991, p.11.

Publicado

2014-06-25

Cómo citar

Barros, J. d’Assunção. (2014). Alteridade artística no século XIX: a assimilação ocidental da arte japonesa. Revista XIX, (1), 117–137. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaXIX/article/view/21295