OS CINCO MÉTODOS CARACTERÍSTICOS DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DO FILÓSOFO E PEDAGOGO ISAAC WATTS NO SÉCULO XVIII
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4910Palavras-chave:
Isaac Watts, Ensino, Aperfeiçoamento da mente, Aprendizagem, Século XVIIIResumo
O objetivo deste trabalho é abordar os métodos para o aperfeiçoamento da mente, desenvolvidos por Isaac Watts em 1741. Por tratar de instruções para o aperfeiçoamento da mente e pretender ser um minucioso guia para tutores e estudantes, essa obra foi bastante utilizada por cientistas comprometidos com o ensinar, tais como os ingleses Michael Faraday e Jane Marcet. Entretanto, apesar de encontrarmos reedições bastante atuais ela ainda é muito pouco discutida.
Downloads
Referências
BALDINATO, José Otávio; PORTO, Paulo Alves. A química segundo Michael Faraday:Um caso de divulgação cientifica. 2009. 139 f. Dissertação ”“Interunidades em Ensino de Ciências: Modalidade Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BELTRAN, Maria Helena Roxo; BELTRAN, Nelson Orlando. História da Química e Ensino: Experimentos e Atividades em Sala de Aula. In: BELTRAN, Maria Helena Roxo; SAITO, Fumikazu; SANTOS, Rosana Nunes e WUO, Wagner (Org). História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces.São Paulo. Ed. Livraria da Física, 2009, p. 173-182.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares para os cursos de ensino superior.Brasília: MEC, 2000.
DEL PINO, José Claudio; FRISON, Marli Dallagnol. Química: Um conhecimento científico para a formação do cidadão. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.1, n.1, p. 36-48, Ago/Dez. 2011.
GIBBONS, Thomas. Memoirs of the Rev. Isaac Watts. London, 1780.
GIL PÉREZ, Daniel. Contribución de la Historia y de la Filosofia de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Revista Enseñanza de las Cien-cias, Barcelona, v.11, nº 2, p. 197 ”“212, 1993.
HODSON, Derek. Experiments in Science and Science Teaching. Educational Philosophy and Theory,New Zealand, v. 20(2), 53-66, 1988.
LOCKE, John. An Essay Concerning Human Understanding. London, 1836.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Bachelard: O filósofo da desilusão. Cad. Cat. Ens. Fís., Santa Catarina, v.13, nº 03, p. 248-273, Dez. 1996.
MARTINS, Carlos Estevam; MONTEIRO, João Paulo. John Locke (1632-1704).Coleção Os Pensadores, São Paulo: Editora Abril Cultural, 2ª edição, 1978.
WATTS, I. The Improvement of the Mind: or, a Supplement to the Art of Logic: Containing a Variety of Remarks and Rules for the Attainment and Communication of Useful Knowledge, in Religion, in the Sciences, and in Common Life, Londres, 1743.