PESQUISA EDUCACIONAL:

CONCEITOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • José Aparecido de Oliveira Lima Universidade de Brasília
  • Ayza Rafaela Damasceno Ramalho
  • Walter Matias de Lima

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4905

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa, Objeto de Pesquisa, Pesquisador, Conceitos

Resumo

O presente artigo é fonte de estudos decorrentes da disciplina “Pesquisa Educacional”, do curso de pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. O artigo objetiva fazer um pequeno recorte acerca da pesquisa em educação, em três (3) vias de investigação, para poder complementar e embasar um projeto de pesquisa que envolve experiências, conceituação teórica e os sujeitos envolvidos. Buscaremos tratar da construção do objeto de pesquisa, da realidade do sujeito a ser pesquisado e dos contextos que integram a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa e as diferenciam. Grande parte do referencial teórico fez parte das discussões em sala de aula sobre essa disciplina, além de textos complementares, que podem buscar nortear as ideias a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa acadêmica.

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Biografia do Autor

José Aparecido de Oliveira Lima, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Lima, J. A. de O., Ramalho, A. R. D., & Matias de Lima, W. (2017). PESQUISA EDUCACIONAL:: CONCEITOS E PERSPECTIVAS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (28), 82–92. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4905

Edição

Seção

Artigos