PESQUISA EDUCACIONAL:
CONCEITOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4905Palavras-chave:
Educação, Pesquisa, Objeto de Pesquisa, Pesquisador, ConceitosResumo
O presente artigo é fonte de estudos decorrentes da disciplina “Pesquisa Educacional”, do curso de pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. O artigo objetiva fazer um pequeno recorte acerca da pesquisa em educação, em três (3) vias de investigação, para poder complementar e embasar um projeto de pesquisa que envolve experiências, conceituação teórica e os sujeitos envolvidos. Buscaremos tratar da construção do objeto de pesquisa, da realidade do sujeito a ser pesquisado e dos contextos que integram a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa e as diferenciam. Grande parte do referencial teórico fez parte das discussões em sala de aula sobre essa disciplina, além de textos complementares, que podem buscar nortear as ideias a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa acadêmica.
Downloads
Referências
ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. São Paulo (77), 1991. p. 53-61.
BACHELARD, Gaston. La formation de l'esprit scientifique, Vrin, Paris, 1938.
COSTA, Ana Rita Firmino; et al. Orientações metodológicas para produção de trabalhos aca-dêmicos ”“ 2. ed. Maceió: EDUFAL, 2014.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens; tradução Sandra Regina Netz. ”“ Porto Alegre: Artmed, 2006.
DINIZ, Débora; GUILHEM, Dirce. O que é bioética. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção primeiros passos).
FAZENDA, Ivani. Novos enfoques da pesquisa educacional et al., ”“ 7. ed. aum. ”“ São Paulo: Cortez, 2000.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Editora Argos, 2007.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. - Brasília: Li-ber Livro Editora, 2012. 96 p.
HABERMAS, Jurgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos/Jurgen Habermas. ”“ Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
JAPIASSU, Hilton Ferreira, 1934 ”“ Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro, F. Alves, 2ª ed., 1977. 202 p.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MENEZES, Anderson A. Educação e emancipação: por uma racionalidade ético-comunicativa. Maceió: EDUFAL, 2014.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora). 34. ed. ”“ Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes/Inês Barbosa de Oliveira e Nilda Alves (Orgs.). ”“ Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Vale. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. SILVA, Marilda. A história epistemológica que se vai construindo: um relato. In: SILVA; VALDEMARIN (orgs.). Pesquisa em Educação: métodos e modo de fazer. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 100-122.
VALDEMARIN, Vera Teresa. A construção do objeto de pesquisa. In: SILVA; VALDEMARIN (orgs.). Pesquisa em Educação: métodos e modo de fazer. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 47-65.