SOCIALIZAÇÃO, INDIVIDUAÇÃO E SINGULARIZAÇÃO EM HEIDEGGER:

APROXIMAÇÕES COM O CAMPO EDUCACIONAL

Autores

  • Marcelo José Doro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4902

Palavras-chave:

Individuação, Socialização, Singularização, Heidegger, Formação (Bildung)

Resumo

O artigo trata, na perspectiva da filosofia heideggeriana, dos fundamentos ontológicos da socialização, da individuação e da singularização, cuja pertinência para o campo educacional é realçada por meio de uma aproximação do conceito alemão de formação (Bildung). O objetivo é mostrar que o modo como Heidegger aborda a questão do indivíduo e da sociedade, do si mesmo próprio e do si mesmo impessoal, em termos de autenticidade e inautenticidade, o inscreve no debate tradicional acerca da formação, enquanto autocultivo de si. Nessa linha, o cuidado, indicado como essência do ser-aí, é interpretado como o termo heideggeriano para formação.

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Biografia do Autor

Marcelo José Doro, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

José Doro, M. (2017). SOCIALIZAÇÃO, INDIVIDUAÇÃO E SINGULARIZAÇÃO EM HEIDEGGER:: APROXIMAÇÕES COM O CAMPO EDUCACIONAL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (28), 65–81. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4902

Edição

Seção

Artigos