A TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS E AS POLÍTICAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Marcos Rohling Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4900

Palavras-chave:

Justiça como Equidade, Princípio da Igualdade Equitativa de Oportunidades, Educação, Políticas Sociais em Educação, Rawls

Resumo

Em democracias não tão justas, é preciso políticas públicas sociais para a correção de determinadas injustiças que impedem os cidadãos de ascenderem aos graus adequados do exercício da cidadania. Mais especificamente, é preciso que certas políticas sociais educacionais sejam estabelecidas. Nesse sentido, acredita-se que a teoria da justiça de Rawls seja adequada para avaliar a justiça de tais políticas. Tal intento é realizado, nesse texto, de acordo com a seguinte disposição: em primeiro lugar, são apresentadas as ideias centrais da concepção da justice as fairness, ponto no qual são apresentados os princípios de justiça e a liberdade em A Theory of Justice e mudança em direção a sua determinação como uma concepção política de justiça, destacando as noções de consenso sobreposto (overlaping consensus) e razão pública. Em segundo lugar, apresentar-se-á o sentido em que tal teoria pode avaliar as políticas públicas sociais educacionais, em direção ao qual se apontam a noção de Estado presente na obra de Rawls e o modo como o segundo princípio se relaciona com a educação, de modo a avaliar e a orientar as políticas públicas sociais em educação.

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Biografia do Autor

Marcos Rohling, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Rohling, M. (2017). A TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS E AS POLÍTICAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (28), 27–49. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4900

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