UM FILOSOFAR-DEVIR ENTRE EXPERIÊNCIAS E INFÂNCIA

Autores

  • Carla Patrícia Silva Universidade de Brasília
  • Walter Matias Lima

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4897

Palavras-chave:

Infância, Experiência, Tempo-Escola

Resumo

A pesquisa Os enigmas de infância e experiências em uma escola pública da cidade de Maceió/AL: o que revelam? é uma pesquisa de Mestrado, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, realizada entre 2014 e 2016. O objetivo desta, foi problematizar infância e experiências no cotidiano de uma escola pública no município de Maceió/AL de outra maneira. Para isso, usou a concepção de filosofia presente no filósofo Friedrich Nietzsche, a concepção de infância em Walter Omar Kohan, de tempo em Heráclito, e de experiência nos teóricos Giorgio Agamben e Jorge Larrosa. O trabalho aqui apresentado pretende compartilhar algumas reflexões presentes na pesquisa de Mestrado mediante uma breve exposição do campus da pesquisa e dos teóricos que nos ajudaram com os enigmas infância e experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Patrícia Silva, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burigo. ”“ Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

COLLI, Giorgio. A sabedoria grega III: Heráclito. Tradução Renato Ambrosio. (Coleção philosofica). São Paulo: Paulus, 2013.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia; tradução de António M. Magalhães (Docente da Universidade do Porto). Título original: Nietzsche et la philosophie, 2ª edição. Ré-Editora, fundada em 1975, 2001.

KOHAN, O. Walter. Infância, estrangeiridade e ignorância ”“Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

______. Infância. Entre educação e filosofia. 2. Ed. ”“ Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

______. A escola pública aposta no pensamento. Palavras, passos e nomes para um projeto. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).

LAROSSA, Jorge.Nietzsche & Educação. Traduzido por Semíramis Gorini da Veiga. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

_____. Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto, - 5. ed.; 1. Reimp. ”“ Belo Horizonte; Autêntica Editora, 2013.

______. Desejo de realidade. Experiência e alteridade na nvestigação educativa. Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

______.LÉXICO DE NIETZSCHE. Organizado por Christia Niemeyer. Título original: Nietzschelexi-kon. Vários tradutores - São Paulo: Edições Loyola, 2014.

NIETZSCHE, W. Friedrich. Assim Falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém.Tradução e notas simólicas nietzscheana do Mário Ferreira dos Santos. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. (Coleção Textos Filosóficos).

____.A Gaia Ciência. São Paulo, Editora Martin Claret, 2003.

SOUSA, Mauro Araújo de. Nietzsche: viver intensamente, tornar-se o que se é. São Paulo: Paulus, 2009. (Coleção Filosofia em questão).

Downloads

Publicado

2017-10-06

Como Citar

Silva, C. P., & Matias Lima, W. (2017). UM FILOSOFAR-DEVIR ENTRE EXPERIÊNCIAS E INFÂNCIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (28), 4–26. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4897

Edição

Seção

Artigos