CONCEITOS DE PLATÃO E ARISTÓTELES:

UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA

Autores

  • Luiz Carlos de Abreu Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4895

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Formação docente, Eros, Philia

Resumo

Este relato apresenta brevemente a experiência de uma atividade realizada com alunos de ensino médio, no Subprojeto de Filosofia do PIBID UFFS Campus Chapecó, na qual foram abordados os conceitos de Eros e Philia em Platão e Aristóteles. A atividade foi pensada juntamente com o coordenador e o supervisor do subprojeto e aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno da Escola Coronel Lara Ribas, onde são desenvolvidas as atividades do Subprojeto de Filosofia da UFFS, sendo realizada durante o segundo semestre de 2012. A atividade envolveu todas as etapas fundamentais de uma atividade de docência, a saber: escolha do tema, planejamento, pesquisa dos conteúdos, definição da metodologia, aplicação na sala de aula e avaliação.  A temática utilizada nas aulas, envolvendo os conceitos de Eros e Philia, foi fundamentada nas obras de Platão e Aristóteles, que foram lidos e debatidos pelos alunos em sala de aula. O objetivo central da atividade foi possibilitar compreensão desses dois conceitos, Eros e Philia, no pensamento de Platão e Aristóteles, por parte dos alunos do ensino médio. Metodologicamente, foram desenvolvidas várias atividades, como a leitura dos textos clássicos, apresentação de material audiovisual, análise de letras de música e debates.  Esta prática contribuiu para a formação docente do bolsista, exigindo uma compreensão maior dos textos clássicos, domínio dos conteúdos, planejamento e reflexão sobre metodologias para o desenvolvimento dos temas. Esta experiência contribuiu ainda para que o acadêmico percebesse a sala de aula como um espaço de atuação/formação inicial e permanente, no qual é necessário sempre refletir sobre a qualidade do ensino, bem como a promoção da articulação entre a teoria e a prática dos saberes acadêmicos que promovem uma formação integral do aluno de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Abreu, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

ABREU, L.C. As noções de amor (eros) em Platão e de amizade (philia) em Aristóteles. In. HARTMANN, A. E. da S. UTTEICH, M. C. CARLOS, L. SCHORN, R. (org). Livro de Textos completes do XVII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE. Toledo: UNIOESTE, 2012. Disponível em: www.unioeste.br/filosofia. Acessado em: 01/02/2013.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco.Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Borheim. São Paulo: Abril cultural, 1973.

PLATÃO. Banquete.Tradução de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril cultural, 1972.

SILVA, L. R. da.; Contribuição da Formação Acadêmica à Ação Docente: Concepção de Formandas em Pedagogia. IX Congresso Nacional de Educação ”“EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.Anais. Curitiba, Ed. PUCPR, 2009.

Downloads

Como Citar

Abreu, L. C. de. (2017). CONCEITOS DE PLATÃO E ARISTÓTELES:: UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 201–209. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4895

Edição

Seção

Relatos de Experiência