CONCEITOS DE PLATÃO E ARISTÓTELES:

UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA

Autores

  • Luiz Carlos de Abreu Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4895

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Formação docente, Eros, Philia

Resumo

Este relato apresenta brevemente a experiência de uma atividade realizada com alunos de ensino médio, no Subprojeto de Filosofia do PIBID UFFS Campus Chapecó, na qual foram abordados os conceitos de Eros e Philia em Platão e Aristóteles. A atividade foi pensada juntamente com o coordenador e o supervisor do subprojeto e aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno da Escola Coronel Lara Ribas, onde são desenvolvidas as atividades do Subprojeto de Filosofia da UFFS, sendo realizada durante o segundo semestre de 2012. A atividade envolveu todas as etapas fundamentais de uma atividade de docência, a saber: escolha do tema, planejamento, pesquisa dos conteúdos, definição da metodologia, aplicação na sala de aula e avaliação.  A temática utilizada nas aulas, envolvendo os conceitos de Eros e Philia, foi fundamentada nas obras de Platão e Aristóteles, que foram lidos e debatidos pelos alunos em sala de aula. O objetivo central da atividade foi possibilitar compreensão desses dois conceitos, Eros e Philia, no pensamento de Platão e Aristóteles, por parte dos alunos do ensino médio. Metodologicamente, foram desenvolvidas várias atividades, como a leitura dos textos clássicos, apresentação de material audiovisual, análise de letras de música e debates.  Esta prática contribuiu para a formação docente do bolsista, exigindo uma compreensão maior dos textos clássicos, domínio dos conteúdos, planejamento e reflexão sobre metodologias para o desenvolvimento dos temas. Esta experiência contribuiu ainda para que o acadêmico percebesse a sala de aula como um espaço de atuação/formação inicial e permanente, no qual é necessário sempre refletir sobre a qualidade do ensino, bem como a promoção da articulação entre a teoria e a prática dos saberes acadêmicos que promovem uma formação integral do aluno de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Abreu, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Graduado em Filosofia pela UFFS e Mestre em Educação pelo PPGE-UFFS

Referências

ABREU, L.C. As noções de amor (eros) em Platão e de amizade (philia) em Aristóteles. In. HARTMANN, A. E. da S. UTTEICH, M. C. CARLOS, L. SCHORN, R. (org). Livro de Textos completes do XVII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE. Toledo: UNIOESTE, 2012. Disponível em: www.unioeste.br/filosofia. Acessado em: 01/02/2013.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco.Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Borheim. São Paulo: Abril cultural, 1973.

PLATÃO. Banquete.Tradução de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril cultural, 1972.

SILVA, L. R. da.; Contribuição da Formação Acadêmica à Ação Docente: Concepção de Formandas em Pedagogia. IX Congresso Nacional de Educação ”“EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.Anais. Curitiba, Ed. PUCPR, 2009.

Downloads

Publicado

— Atualizado em 2017-01-19

Versões

  • 2017-01-19 (2)
  • (1)

Como Citar

Abreu, L. C. de. (2017). CONCEITOS DE PLATÃO E ARISTÓTELES:: UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 201–209. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4895

Edição

Seção

Relatos de Experiência