O ENSINO DA FILOSOFIA:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Osvaldo Dalberio Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4889

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino da filosofia, Educação e filosofia, Professor de filosofia

Resumo

Esta proposta de discussão aborda o ensino da filosofia. Os objetivos da pesquisa: identificar aspectos teóricos e práticos no trabalho dos professores na disciplina de filosofia na educação básica; descrever e avaliar os temas filosóficos que são trabalhados na disciplina filosofia na educação básica; comparar a formação daqueles que têm formação em filosofia e daqueles que não a tem. Com esses objetivos pudemos verificar quais universidades brasileiras oferecem curso de filosofia. Obtivemos os dados: no Brasil temos 188 escolas públicas, 329 escolas particulares perfazendo um total de 517 escolas superiores e, nessas, há um total de 83 cursos de filosofia. Faremos busca de informações sobre os professores que lecionam a disciplina de filosofia na cidade de Uberaba, MG e região circunvizinha. Queremos saber quais são e onde estão os professores de filosofia tanto nas escolas públicas quanto particulares na Educação Básica. O problema de pesquisa é “até que ponto os professores de filosofia, na Educação Básica, estão preparados teoricamente para trabalhar conteúdos e reflexões de cunho filosófico proporcionando pensamentos isentos de superficialidade própria do senso comum?”

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Biografia do Autor

Osvaldo Dalberio, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

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Como Citar

Dalberio, O. (2017). O ENSINO DA FILOSOFIA:: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 163–175. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4889

Edição

Seção

Artigos