AFETO NA FILOSOFIA DE ESPINOSA:

APORTES PARA POTENCIALIZAÇÃO DOS CORPOS NA ESCOLA

Autores

  • Marcela Fernandes Silva Universidade de Brasília
  • Cláudia Gomes

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4883

Palavras-chave:

Afeto, Desejo, Desenvolvimento Humano, Educação, Encontro

Resumo

Neste trabalho de cunho teórico, buscamos analisar a dinâmica dos afetos na perspectiva filosófica de Baruch Espinosa.  Ao projetar esse objetivo, procuramos trazer elementos que favoreçam análises da compreensão escolar como espaço de potencialização. Defendemos como considerações finais do estudo que essa perspectiva e entendimento são nucleares para o debate e compreensão da dinâmica dos afetos no processo de humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Fernandes Silva, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

BARROS FILHO, Clovis de. A vida que vale a pena ser vivida. Clovis de Barros Filho, Arthur Meucci. 12.ed. ”“Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CHAUI, Marilena. Espinosa: poder e liberdade. En publicacion: Filosofia política moderna. De Hobbes a Marx Boron, Atilio A. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; DCP-FFLCH, Departamento de Ciencias Politicas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas, USP, Universidade de Sao Paulo. 2006.

DELEUZE, Gilles. Aula sobre Espinosa. Acessoem 24/1/1978. Disponível em <http://www.webdeleuze.com.

ESPINOSA, Bento de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

GOMES, Claudia Aparecida Valderramas. O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar. Tese (Doutorado em Educação) ”“Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

GOMES, Claudia Aparecida Valderramas.; MELLO, Suely Amaral. Educação escolar e constituição do afetivo: algumas considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Perspectiva (UFSC), v. 28, p. 677-694, 2010.

LEITE, Sergio Antônio da Silva. Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. P.15-95.

MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Afetividade e/na educação: sentir e expressar na experiência (est) ética-contribuições da filosofia espinosana. Filosofia e Educação, v. 5, n. 1, 2013. p. 156-183.

MELLO, Suely Amaral. Algumas implicações pedagógicas da Escola de Vygotsky para a edu-cação infantil. In: Revista Pro-Posições, v. 10. N. 1, UNICAMP, 1999.

SAWAIA, Bader Burihan. A emoção como lócus de produção do conhecimento: Uma reflexão inspirada em Vygotsky e no seu diálogo com Espinosa. In: III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural: Cultura A Dimensão Psicológica e a Mudança Histórica e Cultural. 2000.

SÉVÉRAC, Pascal. Conhecimento e afetividade em Spinoza. Trad. Homero Santiago. In: MARTINS, A (Orgs.). O mais potente dos afetos. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 17-36.

SPINOZA, Baruch de. Ética; tradução de Tomaz Tadeu. ”“2.ed., 2. Reimp. ”“Belo Horizonte: Autentica Editora, 2013.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: A relação professor e aluno. Anuário 2000. GT Psicologia da educação, Anped, setembro, 2000.

Downloads

Como Citar

Fernandes Silva, M., & Gomes, C. (2017). AFETO NA FILOSOFIA DE ESPINOSA:: APORTES PARA POTENCIALIZAÇÃO DOS CORPOS NA ESCOLA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 119–135. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4883

Edição

Seção

Artigos