POR QUE OCUPAR? RESISTÊNCIA, CONTRACONDUTA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Autores

  • José Luís Schifino Ferraro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4880

Palavras-chave:

Escolas, Ocupação, Resistência, Contraconduta, Protagonismo estudantil

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo discutir o movimento de ocupações de escolas da rede pública do Brasil ocorridos no final do ano de 2015 e no início do ano de 2016 à luz da filosofia de Michel Foucault. Ao tomar como referências reportagens de jornais que acompanharam o dia a dia das ocupações - para contextualização do cenário - e da obra de Foucault para analisar tais ações protagonizadas pelos estudantes, pretendeu-se identificar elementos apontados pelo filósofo francês como importantes para o debate em torno da temática da governamentalidade. Resistência e contraconduta são dois conceitos que serão observados e discutidos ao longo desse trabalho em uma tentativa de legitimar o direito que alunos e professores têm em reivindicar uma educação pública de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

ALESSI, Gil. Por que a reforma que afeta 300.000 alunos em SP virou caso de polícia?: para especialistas, falta de planejamento do governo estadual agravou a crise. El País, Brasil, versão online, 14 nov. 2015. Acesso em: 19 mai. 2016. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/13/politica/1447426542_534410.html.

ARAÚJO, Hugo. "Não queremos nossa escola tratada como sucata", diz estudante de ocupa-ção. UOL Educação, Brasil, 5 mai. 2016. Acesso em: 20 mai 2016. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/05/04/nao-queremos-nossa-escola-tratada-como-sucata-diz-estudante-de-ocupacao.htm.

BOCCHINI, Bruno. Após um mês de ocupação das escolas, estudantes de SP continuam nas ruas. Agência Brasil, Brasil, versão online, 9 dez 2015. Acesso em 21 mai. 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/apos-um-mes-de-ocupacao-das-escolas-estudantes-de-sp-continuam-nas-ruas.

BORGES, Fernanda. Secretaria divulga chamamento de OSs para gerir escolas em Goiás: edital com requisitos foi publicado no Diário Oficial e está no site da Seduce.Apesar de protestos de alunos, é ofertada a administração de 23 escolas. G1, Brasil, 6 jan. 2016. Acesso em: 20 mai. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/01/secretaria-divulga-chamamento-de-oss-para-gerir-escolas-em-goias.html.

CASTRO, Edgardo. Introdução à Foucault. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.

DE OLIVEIRA, Cida. Paraná tem primeira escola estadual ocupada por qualidade do ensino e da merenda. Rede Brasil Atual, Brasil, 18 mai. 2016. Acesso em 20 mai. 2016. Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/05/parana-tem-primeira-escola-estadual-ocupada-por-estudantes-em-defesa-de-escola-publica-de-qualidade-9093.html.

FARINA, Erik. Movimento que inspirou alunos da Capital começou em São Paulo: em Porto Alegre, quatro colégios permaneciam invadidos nesta sexta-feira. Zero Hora digital, Brasil, 13 mai. 2016. Acesso em: 20 mai.2016. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2016/05/movimento-que-inspirou-alunos-da-capital-comecou-em-sao-paulo-5800918.html.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, v.4. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.

______. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

______. Território, segurança e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

______. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.______. El gobierno de si y de los otros: curso en el Collège de France : 1982-1983. Buenos Aires : Fondo de Cultura Económica, 2009.

HACK, Rafael Fernando. Michel Foucault e a individuação discursiva. Tempo da Ciência, v. 13, n. 26, p. 25-38, 2006 25-38.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento.Textos seletos, v. 3, 1974. Acesso em: 23 mai. 2016. Disponível em: http://ensinarfilosofia.com.br/__pdfs/e_livors/47.pdf.

MARTÃN, Maria. Escolas ocupadas já são 65 no Rio e Estado enfrenta impasse na negociação: governo reconhece ter entrado em beco sem saída e jovens contra ocupação cobram protagonismo. El País, Brasil, 2 mai. 2016a. Acesso em 20 mai. 2016. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/29/politica/1461955632_442061.html.

______. Inspirados em SP, colégios estaduais do Rio vivem onda de ocupações: no meio de uma greve de professores, alunos tomam pelo menos 12 escolas. El País, Brasil, 8 abr. 2016b. Acesso em 20 mai. 2016. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/08/politica/1460123788_119886.html.

MENDONÇA, Renata. Alckmin recua em fechamento de escolas em SP: para onde vai o movimento dos estudantes agora. BBC, Brasil, versão online, 4 dez. 2015. Acesso em: 19 mai. 2016. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151204_alckimin_estudantes_movimento_rm. MELLO, Daniel. Em escolas ocupadas em SP, rotina de alunos inclui limpeza e aulas abertas. Agência Brasil, Brasil, 25 nov. 2015. Acesso em: 23 mai. 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-11/estudantes-se-esforcam-para-manter-atividades-em-escolas-ocupadas-em-sao. ROSSI, Marina. Ocupação de 182 escolas em SP vira teste de resistência de Alckmin: governo tenta ganhar tempo sem uma estratégia de negociação clara. El País, Brasil, versão online, 28 nov. 2015a. Acesso em: 19 mai. 2016. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/27/politica/1448630770_932542.html. ______. A vida em uma escola ocupada que resiste a fechar as portas em São Paulo: reporta-gem de EL PAÃS entra em um dos colégios tomados em protesto contra reforma.El País, Brasil, versão online, 19 nov. 2015b. Acesso em: 19 mai. 2016. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/18/politica/1447880834_214816.html.

SCOLESE, Eduardo. Sob protestos, Alckmin suspende plano de reorganização de escolas. Folha de São Paulo, Brasil, versão online, 4 dez. 2015. Acesso em 21 mai. 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/12/1714946-sob-protestos-alckmin-suspende-plano-de-reorganizacao-de-escolas.shtml.

FOLHA DE SÃO PAULO. 'Vamos aprofundar o diálogo', diz Alckmin sobre recuo de fecha-mento de escolas. Folha de São Paulo, Brasil, versão online, 4 dez. 2015. Acesso em 21 mai. 2016. Disponível em: Folha de São Paulo, Brasil, versão online, 4 dez. 2015. Acesso em 21 mai. 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/12/1714969-vamos-aprofundar-o-dialogo-diz-alckmin-sobre-recuo-de-fechamento-de-escolas.shtml.

PEREIRA, Marcos Villela; FERRARO, José Luís Schifino. DE CONTROLE: o caso da gripe H1N1. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 134-146, 2011, 134-146.

REVEL, Judith. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

RIO GRANDE DO SUL. Assembleia Legislativa Projeto de Lei Complementar PLC 44/2016. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais. Acesso em: 13 jul. 2016. Disponível em:http://www.al.rs.gov.br/legislativo/ExibeProposicao/tabid/325/SiglaTipo/PL/NroProposicao/44/AnoProposicao/2016/Origem/Px/Default.aspx.

VEIGA-NETO, Alfredo. De Geometrias, Currículo e Diferenças. Educação & Sociedade, ano XIII, nº 79, agosto- 2002, 163-186.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão e governamentalidade. Educ. Soc., Campinas , v. 28, n. 100, out. 2007, 947-963.

Downloads

Como Citar

Ferraro, J. L. S. (2017). POR QUE OCUPAR? RESISTÊNCIA, CONTRACONDUTA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 86–100. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4880

Edição

Seção

Artigos