LEITURA, LITERATURA E DOCÊNCIA:

ENCONTROS COM SIGNOS, DEVIR E FABULAÇÃO

Autores

  • Angélica Neuscharank
  • Alice Copetti Dalmaso
  • Ana Claudia Barin
  • Marilda Oliveira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4872

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Docência

Resumo

Estes escritos tratam das relações de afeto que experimentamos com os literatos Marcel Proust, Mia Couto e Neil Gaiman para pensar uma docência a partir da literatura dos mesmos e de alguns conceitos advindos das filosofias da diferença: encontros com signos, o devir e a fabulação. As tensões produzidas entre conceitos e literatos estabeleceram novos olhares à essa docência, a que agora pulsa e que queremos investir, em tempos e espaços formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Neuscharank

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. [Tradução de Mario Laranjeira; Revisão de tradução Andréa Stahel M. da Silva]. São Paulo, Editora WMF Martins Fontes, 2012, 462 p.

BIRMAN, Joel. Os signos e seus excessos. A clínica em Deleuze. In: ALLIEZ, Éric. (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. [Trad. Ana Lúcia de Oliveira]. São Paulo, Ed. 34, 2000, p. 463-478.

BOGUE, Ronald. Por uma teoria deleuziana da fabulação. In: AMORIN, Antônio Carlos; MARQUES, Davina; DIAS, Suzana O. (Orgs.). Conexões:Deleuze e Vida e Fabulações e...Petrópolis, RJ, De Petrus; Brasília, DF: CNPq, Campinas ALB, 2011, p. 17-35.

CORRÊA, Guilherme Carlos; PREVE, Ana Maria Hoerpes. A educação e a maquinaria escolar: produção de subjetividades, biopolítica e fugas. Revista de Estudos Universitários. Soroca-ba, SP, v. 37(2), 2011, p. 181-202. Disponível em: <http://goo.gl/hxvkY5>. Acesso em: 28/02/2015.

COUTO, Mia. Cada homem é uma raça. Contos. São Paulo, Companhia das Letras, 2013, 198 p.

DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. [Tradução de Peter Pál Pelbart]. São Paulo, Editora 34, 1997, 171 p.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. [Tradução de Luis B. L. Orlandi e Roberto Macha-do]. Rio de Janeiro, Graal, 2006, 286 p.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: A Imagem-Tempo. [Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro; revi-são filosófica Renato Janine Ribeiro]. São Paulo, Brasiliense, 2007, 332 p.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. [Tradução Antônio Carlos Piquet e Roberto Machado]. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2010, 173 p.

DELEUZE, Gilles. Conversações. [Tradução de Peter Pál Pelbart]. São Paulo, Editora 34, 2013, 239 p.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. O que é filosofia? [Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz]. Rio de Janeiro, Editora 34, 1997, 279 p.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie Gagnebin. Entre sonho e vigília: quem sou eu? In: PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: no caminho de swann, vol 1. São Paulo, Globo, 2006, p. 539-558.

GAIMAN, Neil. Coraline. [Tradução de Regina de Barros Carvalho]. Rio de Janeiro, Rocco, 2003, 157 p.

GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do aprender. In: Anais do Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo. Campinas, Unicamp, 2012. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0ac3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf> Acesso em: 10/04/2015.

GIL, José. Reversão. In: LINS, Daniel (Coord.). O devir criança do pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p. 19-33.

HENZ, Alexandre. Lépuisé:Uma política em Beckett e Deleuze. Artefilosofia. Ouro Preto, n. 9, 2010, p. 77-92.

HEUSER, Ester Maria Dreher. A Filosofia da discórdia de Gilles Deleuze e a necessidade de uma educação dos sentidos: para pensar o “momento da sensibilização” no ensino de filosofia. Revista Fermentario, N. 7, Vol. 2, 2013. Disponível em: <http://www.fermentario. fhu-ce.edu.uy/index.php/fermentario> Acesso em: 08/11/2014.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5a ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2010, 208 p.

MARTON, Scarlett. Da história da filosofia à filosofia. O devir criança do pensamento. In:LINS, Daniel (Coord.). O devir criança do pensamento. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2009, p. 53-66.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido:no caminho de Swann, vol. 1. São Paulo, Globo, 2006a, 558 p.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido:Ã sombra das raparigas em flor, vol. 2. São Paulo, Globo, 2006b, 669 p.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido:o tempo redescoberto, vol. 7. São Paulo, Globo, 2013, 460 p.

SIMONDON, Gilbert.La individuación a la luz de las nociones de forma y de información.Buenos Aires, Ediciones La cebra y Editorial Cactus, 2009, 504 p.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2014, 232 p.

Downloads

Como Citar

Neuscharank, A., Copetti Dalmaso, A., Barin, A. C., & Oliveira, M. O. de. (2017). LEITURA, LITERATURA E DOCÊNCIA:: ENCONTROS COM SIGNOS, DEVIR E FABULAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 4–18. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4872

Edição

Seção

Artigos