O DIÁRIO DE BORDO:

CRIANDO UMA LINHA DE FUGA SOBRE UMA LINHA DE MONTAGEM

Autores

  • Maristela Barenco C. de Mello Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4798

Palavras-chave:

Diário de Bordo, Cartografia, Epistemologia dos nexos, Aprendizado, Experiência

Resumo

Este artigo apresenta e aprofunda a importância do Diário de Bordo, na Academia, como ensaio estético autoral, possibilitando ao estudante fortalecer-se em seu espaço epistêmico, de enunciação e criação, através de registros provisórios de seu processo cognitivo relacional ”“ suas interrogações, sínteses, suas questões, seus autores de referência, seu diálogo interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Barenco C. de Mello, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

BARROS, Manoel de.Memórias Inventadas.A Terceira Infância.São Paulo: Planeta do Brasil Ltda, 2008.

CORALINA, Cora. Vintém de Cobre:Meias Confissões de Aninha. São Paulo: Global Editora, 1995.

DELEUZE, Gilles. L’ Abécedáire de Gilles Deleuze.L -Littérature. Paris: Editions Montparnasse, 1997. Vídeo. Editado no Brasil pelo Ministério da Educação. “TV Escola”, 2001.

___________. L’ Abécedáire de Gilles Deleuze.E -Enfance. Paris: Editions Montparnasse, 1997. Vídeo. Editado no Brasil pelo Ministério da Educação. “TV Escola”, 2001.

____________. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2004.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. (2004). Mil Platôs:Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2004.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas.Uma Arqueologia das Ciências Humanas.São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. Em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora / Editora Autores Associados, 1985.

____________. Cartas à Guiné-Bissau.Registros de uma experiência em processo.São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação voltada à singularidade: entre Nietzsche e Deleuze, In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche / Deleuze: Imagem, Literatura e Educação.Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007, pp. 288-302.

GODOY, Ana. A menor das Ecologias.São Paulo: Edusp, 2008.GUATARRI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOHAN, Walter Omar. Imagens da Infância. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche / Deleuze: Imagem, Literatura e Educação. Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007, pp. 324-337.

LARROSA, Jorge. Tremores.Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política.Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

MORIN, Edgar. Complexidade e Ética da Solidariedade. In: CARVALHO, Edgard de Assis (Org.). Ética, Solidariedade e Complexidade. São Paulo:Palas Athena, 1998, pp. 14-23.

MORIN, Edgar; MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da Complexidade.Série Nova Consciência. Petrópolis: Vozes, 2000.

MELLO, Maristela Barenco Corrêa de. Uma Educação Ambiental como Estética da Existência e Epistemologia dos Nexos. A experiência sócio-educativa do Projeto Florescer. Tese de doutoramento. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras Completas. Seleção de Textos de Gérard Lebrun. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. Posfácio de Antônio Cândido. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

ROCHA, Sílvia Pimenta Velloso. Tornar-se quem se é ”“a vida como exercício de estilo. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche / Deleuze: Arte, Resistência. Simpósio Internacional de Filosofia 2004. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007, pp. 292-303.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental:transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SANTOS, Boaventura de SousaPara uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente.‘Um discurso sobre as ciências’ revisitado. São Paulo: Cortez Editora, 2004, pp. 777-821.

SANTOS, Boaventura de Sousa; Meneses, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Série Conhecimento e Instituições. Coimbra: Edições Almedina AS, 2009.

ZOURABICHVILI, François. O Vocabulário de Deleuze.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Downloads

Como Citar

Mello, M. B. C. de. (2016). O DIÁRIO DE BORDO:: CRIANDO UMA LINHA DE FUGA SOBRE UMA LINHA DE MONTAGEM. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (25), 192–209. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4798

Edição

Seção

Artigos