A POLÊMICA PAULO FREIRE E IVAN ILLICH:

NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Gildemarks Costa e Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4743

Palavras-chave:

Ivan Illich, Paulo Freire, Educação, Transformação

Resumo

O objetivo deste texto é explorar aproximações e divergências no pensamento de Paulo Freire e Ivan Illich na forma como eles vêem a relação entre educação e transformação social. Acredita-se que a retomada da polêmica Freire e Illich sobre o problema educação e transformação social pode contribuir para melhor compreender e esclarecer a verdadeira natureza desse problema, já clássico na história da educação moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildemarks Costa e Silva, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

CAYLEY, David. Ivan Illich in conversation. Toronto/CA: House of Anansi Press Inc., 2007.

FALBEL, Aaron.The Mess We’re In: How Ivan Illich Revealed to Me That the American Dream Is Actually a Nightmare. In.: MITCHAM, Carl; HOINACKI, Lee. The Challenges of Ivan Illich: a collective reflection. New York: State University of New York Press, 2002. P. 129-141.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

_______. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

_______. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

_______. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

_______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo & ILLICH, Ivan. Dialogo Paulo Freire-Ivan Illich. Buenos Aires/Argentina: Ediciones Busqueda, 1975.

ILLICH, Ivan. Libertar o futuro. Lisboa/PT: Publicações Dom Quixote, 1973.

_______. Sociedade sem Escolas. Petrópolis/RJ: Vozes, 1970.

_______. Obras reunidas. Vol. I. México: FCE, 2006.

_______. Educação e Liberdade. São Paulo: Editora Imaginário, 1990.

ILLICH et all. Desfazer o desenvolvimento para refazer o mundo. Vargem Grande Paulista/SP: Editora Cidade Nova, 2009.

KAHN, Richard. Critical Pedagogy taking the Illich Turn. In.: The International Journal of Illich Studies.Disponível em: http://ivan-illich.org/. Acesso em: dezembro de 2012.

KENNEDY, William B. Peregrinos de lo obvio. In.: FREIRE, Paulo & ILLICH, Ivan. Dialogo Paulo Freire-Ivan Illich. Buenos Aires/Argentina: Ediciones Busqueda, 1975

MITCHAM, Carl; HOINACKI, Lee. The Challenges of Ivan Illich: a collective reflection. New York: State University of New York Press, 2002.

NASSIF, Ricardo. Las tendencias pedagógicas en América Latina (1960-1980). Disponível em: “http://www.eclac.cl/publicaciones/xml/1/25681/26Sistema%20educativocap2.pdf”. Acesso em: dezembro de 2012.

PUIGGRÓS, Adriana. De Simón Rodríguez a Paulo Freire: educación para la integración iberoamericana. Buenos Aires: Colihue, 2010.

SUISSA, Judith. Anarchism, Utopias and Philosophy of Education. In.: Journal of Philosophy of Education, vol. 35, no. 4, 2001, Great Britain.

ZALDÃVAR, Jon Igelmo. Las teorias de la desescolarización: cuarentas años de perspectiva. In.: Social and Education History, vol. 1, n. 1., Barcelona, Espanha.Número 24: maio/out - 2015

Downloads

Como Citar

Silva, G. C. e. (2016). A POLÊMICA PAULO FREIRE E IVAN ILLICH:: NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 102–120. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4743

Edição

Seção

Artigos